DUAS EM UMA

1---Olhos arregalados, assustados. NAMORADO: "Ora, relaxa, meu amor! O GAIARSA disse que o corpo é o parque de diversão dos adultos!" RADICAL CHIC, olhos agora descontraídos: "É. Mas EU detesto trem-fantasma, a casa dos horrores me assusta, e depois da montanha russa Eu sempre vomito!"

2---Num primeiro cartum, RETROSPECTIVA 96 - "Arrogante, prepotente, agressiva, impaciente, exigente, insensível, possessiva, teimosa, tarada, chata e louca." // Num segundo, RETROSPECTIVA 97 - "Modesta, humilde, pacífica, paciente, despojada, compreensiva, calma e careta". (E......... meiga, doce e suave?) // E agora, tantos anos depois? ----- Não sei se já havia a nomenclatura gramatical de 'adjetivos', porém ouvi falar que há muitas décadas uma das classificações de palavras era ensinada nas escolas como... qualidades (nunca defeitos?!). "A menina é bonita. - O livro é grosso. - Papai é terrível. - Minha mãe é intransigente." ----- Bom, se ELA (a outra... não a RADICAL, porém é radical do mesmo jeito, mesma intensidade braba) também escutou falar, não sei, mas garanto que "esta fulana" nunca diria ou demonstraria o que a personagem RADICAL CHIC declarou de si própria no primeiro cartum. Qualidades?! Qualidades apenas no ano seguinte. ELA (esta...), sim, d e f e i t o nenhum jamais. (Tenho medo de certa faca serrilhada que possui para cortar até, certeira, embutidos congelados.)

3---Em outro cartum:

"Cansei de ser pós-moderna, pós-tudista, pós-nadista, pós-minimalista, pós-Caetano, pós-dilívio, pós-lata... Quero ser romântica, espontânea, livre, emotiva, banal, óbvia, sem rótulos, assim... bem... bem pós-EU mesma!"

4---Ah, a senhorita RADICAL é também filosófica. Localizei um cartum com três carinhas - raivosa, pensativa-reflexiva e sorridente: "Penso, logo mudo de ideia." Geminiana?

5---ELA (a outra...) é um doce de pessoa, um encanto mesmo. (Não confessarei nem sob tortura se estou com os dedos cruzados nas costas!!!) Esta aqui é Geminiana /com maiúscula/ autêntica, dupla, duas mulheres em uma, sempre. No mínimo, versátil, culta, corajosa, original, fiel, ideias próprias, super memorialista e detalhista, esforçada-atrevidinha, às vezes rebelde sem causa... um tanto volátil e instável sem ser traidora. (Assumo que não a valorizo tanto como merece!) Fantasiosa, sim, mentirosa-vigarista não.

6---Já raciocinei muito e cheguei à triste-'quase'-depressiva (derradeira?) conclusão que as MULHERES "são os seres mais formidáveis que pisaram na terra (registrei numa CRÔNICA)... e quem realmente dá 'as cartas' é sempre a MULHER".

7---ELA tem uma camiseta lilás - diz que é a cor da sua AURA que, honestamente, ELA mesma nunca viu. Respondeu um questionário em revista feminina, somou os pontos, saiu esta cor, que significa transformação (eterna 'mutati mutandis'?) + perdão + inteligência + sublimação. Quando EU pensei ter visto a aura, descobri em segundos que ELA estava 'divinizada' pelo reflexo de uma janela de vidro na igreja de... SANTO ANTÔNIO (e EU lá, acompanhante, fazendo o quê? bobo da cort?) de quem se diz devota, sem má intenção alguma. ELA, tão ingênua e inocente, tadinha, "nem sabia" tratar-se de um santo casamenteiro.

Pois é. Voltemos à tal camisa. Em letras brancas, um tanto grandinhas e chamativas, TPM, no bolso uma frase completa, letras menores, explicação perfeita: Tente Perturbar Menos...

De quê, não sei, mas EU me senti particularmente réu-culpado.

--------------------------------------------------------------

---------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos QUEM É O REI OU A RAINHA DO "PEDAÇO"? - I a IV.

NOTAS DO AUTOR:

CARTUM - Anedota desenhada num só quadrinho, espécie de 'flagrante', com legenda (palavras, frases) ou não - às vezes, piada 'muda', sem kegendaalguma. Atemporal, desenho de entendimento eterno.

RADICAL CHIC - Personagem ultra feminina, criação em 1982 do cartunista MIGUEL PAIVA; autor também do personagem masculino, bastante atrapalhadinho, GATÃO DE MEIA IDADE.

JOSÉ ÂNGELO GAIARSA - Psiquiatra brasileiro. Autor de mais de 35 livros e inventor da Terapia Corporal.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 25/03/2018
Código do texto: T6290523
Classificação de conteúdo: seguro