Amigo de mim...

Amigo de mim...

Por onde anda meu amigo Pensamento? Ouvi dizer que não dar mais notícias, estar no Bairro Cárcere da cidade da Alienação do Meio ao centro do país, que fica perto da Vila do Conformismo Intelectual. Difícil situação essa amizade se encontra, talvez ele esteja vivendo uma nova amizade que encontrou na “terra do sendo comum” (apelido da cidade que ele se encontra) um novo amigo, uma nova essência para conversar. Sei lá.

É horrível imaginar sua situação, ouvi boatos de que lá não se planta idéias, não se germina criatividade, pois o meu amigo acha que a vida é o que ele ver, o que é imagético aos seus olhos, como um fim revelado onde tudo estar condicionado ao que aparenta ser. Meu amigo foi para uma cidade sem criação, mas apenas reprodução do que herdou dos habitantes anciãos.

Ele imitar virtudes, desvirtudes, comportamentos que lhe condicionam seu gênero, sua religião. Reproduz valores do meio, por isso talvez o codinome dessa terra que ele habita ser o que é, fazendo me lembrar de um outro amigo de outra cidade, seu nome é Rousseau que atribuía ao meio a corrupção dos entes na horripilância da irracionalização, refletindo no lugar onde se encontra meu amigo Pensamento. Meu amigo estar encarcerado sem grades, sem sentinelas, estar em quarentena inerte. Não é semeador de proposições, mas imitador da coletividade em falsas verdades.

Nessa terra a necessidade de agradar reina, de ser o melhor e ser visto, sendo a vida de meu amigo apenas seu narciso, seu ego por ver o seu ser o outro enaltecer. A solidão dele é tão grande que mendiga a alegria fazendo esforço para ter falsas companhias. Ele é assim, só se sente confortável quando outros iguais a ele o aprovam confortando sua consciência, já que onde a maioria reina o errado passa a ser o vivenciado. Esse deleite ilusionário alimenta sua leviandade criando falsas versões da sua própria singularidade.

Hoje finalmente encontrei com ele nas esquinas do inesperado, vi o Pensamento me abraçar, contar como é aquele lugar. Começou falando da sua submissão a mera imitação, disse que onde estava era um deserto sem liberdade ou como uma eterna escuridão como na caverna de Platão (meu outro amigo desde a Ágora, mas de outra cidade) falava que não vivia, só reproduzia, por isso estava aprisionado fazendo devassidades daquilo que achava que era a realidade. Pus-me a indagar: Ou será se não era eu que estava preso na ilusão de estar livre? Ele disse que não, pois, mesmo sem saber o que era a verdade e a realidade continuava a pensar e que agora ele entendia que isso era vivenciar e não imitar (acho que fez amizade com Descartes). Pensamento me reencontrou quando me fiz elucubração, e hoje na frente do espelho me vi em perfectível transformação.

Renato Jr 20.01.2018.

Renato Jr
Enviado por Renato Jr em 24/03/2018
Reeditado em 23/07/2019
Código do texto: T6289748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.