Tarde Demais

Em uma certa manhã de domingo, João acordou e falou para sua esposa:

 - Estou cansado da nossa vida. Temos três filhos e nenhum demonstra interesse pelo comércio da família. Andei pensando em desfazer-nos de tudo, para que a gente possa ir viajar e aproveitar a vida, nossos filhos não vêm nos visitar nem em datas especiais.

A esposa ficou triste, mas não podia discordar do marido. Fazia mais de dois anos que os filhos não apareciam.

Rapidamente venderam seus bens, o comércio de ferramentas e a casa na avenida principal da pequena cidade, onde passaram todos os momentos importantes de suas vidas.

Compraram uma pequena propriedade rural e se mudaram.

Em pouco tempo a mulher Josefa adoeceu, foram a vários médicos, mas não achavam a doença, ficou acamada e foi definhando a olhos nus dia após dia.

Seu marido mesmo jurando que não entraria em contato com os filhos, achou melhor ligar, pois via sua esposa perdendo a vontade de viver.

Ao ligar para o filho mais velho Joaquim, não acreditou no desprezo como foi tratado pelo próprio filho, que falou ser ocupado demais para dar atenção às frescuras da mãe.

O segundo filho João Manoel, ficou preocupado, mas não poderia ir visitar a família pois tinha compromisso com os amigos no final de semana.

A esperança de João era filha mais nova Renata, a jovem estava na faculdade.

Mais uma decepção, a jovem estava em uma viagem com os amigos da faculdade.

João chorou como nunca ao sentir na pele o desprezo dos filhos, ficou calado não contou o que acontecera a sua esposa.

Pouco mais de quinze dias, sua esposa faleceu.

A tristeza foi gigante, sua companheira havia ido embora, agora ele estava sozinho.

Sua tristeza aumentou quando ele viu os filhos chegando.

Se questionou, o que eles vieram fazer aqui agora? Agora é tarde demais! Josefa não precisa mais deles nem eu.

Os filhos por alguns instantes sentiram - se culpados, mas era tarde demais. Só sobrou a dor de não ter feito nada pela mãe, dor esta que levarão pelo resto de suas vidas.

Ao menos uma coisa positiva aconteceu, João passou a ter mais atenção de seus filhos.

João acredita que o choque de ter perdido a mãe fez  seus filhos mudarem a postura com ele.

Mas, sempre se questionou a demora dos filhos ao perceber que a única coisa que ele e sua esposa queriam dos filhos era atenção.