RODANDO A BAIANA

Diminuir a capacidade alheia para provar a sua suposta superioridade é de fato um ato baixo e abominável .

O respeito ao seu semelhante é primordial, seja ele quem for , pois a Escola ensina mas a educação nasce no berço e mesmo

alguém que jamais teve a oportunidade de frequentar uma sala de aula pode sim ser educado e sabe respeitar os outros nos limites da decência. Sinceramente, detesto quem se mostra superior, quem se faz notar pela sua arrogância ao outro que no momento está no degrau de baixo,principalmente quando este em questão é justamente quem não pode tomar conhecimento de alguns assuntos ou acompanhar as mudanças tecnológicas com a mesma rapidez .

Observei quando ele foi falar com o cara ao lado, parecia ter que resolver algum problema no celular, tinha dificuldade com algo na internet e humildemente pediu ajuda, foi justamente aí que o arrogante se apresentou.

Ah ... naquele instante ele se achou enorme, superior , poderoso e sábio. Deitou e rolou em cima do coitado mal instruído, despejou uma série de palavras em inglês numa velocidade sem limites , até mesmo

quem entendesse o idioma estranharia, mostrava o quanto sabia e entendia sem dar tempo do outro piscar , virava páginas e falava sem parar tal qual uma maritaca desenfreada.

O outro ouvia calado enquanto o ego do soberbo aumentava .

Em dado momento parou para tomar fôlego e foi aí que o coitado do rapaz achou uma brecha e disse :

- Senhor desculpa minha ignorância mas, o senhor falou e falou mas não chegou a lugar nenhum, devo ser muito burro pois até

agora não entendi nada e continuo sem saber como fazer.

O outro olhou em volta observando a plateia , ( pessoas desse naipe precisam de uma)

- Como?? se estou aqui te ensinando faz horas, então perdi todo esse tempo e você não aprendeu nada ? abra esta cabeça e vê se aprende alguma coisa cara !

Eu estava sentada a uma certa distância mas observava tudo fazendo o possível para não me intrometer , afinal o que eu tinha com aquilo?

eram duas pessoas que eu nem conhecia, melhor ficar quieta e continuar tomando meu café sossegada.

A cena continuava e muitos observavam mas nada diziam e com o tempo comecei a ter uma visão estranha, me pareceu que havia alguém num pedestal e outro ajoelhado. Era uma coisa feia mesmo, olhei para aquele homem com a boca retorcida e o peito inflado e depois observei o outro de cabeça baixa e humilhado .

Quem afinal era menor ali? aquele infeliz se achando o rei da cocada da praça, se julgando o senhor da sabedoria não passava de um grande ignorante socando moralmente o pobre coitado . Sei lá o que me deu, só sei que aquilo me fez embrulhar o estômago , não sei se senti nojo, pena , raiva ou se foi a mistura de tudo . Foi aí que levantei e chutei o pau da barraca , tai algumas coisas que me fazem rodar nos calcanhares, descer do salto, tirar o freio da língua :

Não suporto pessoas arrogantes, mentirosas, dissimuladas, desonestas e soberbas .