Como Enganar um Gato
"Era uma vez um lorde muito rico que gostava de colecionar esculturas de animais. O lorde tinha muitos tipos de esculturas, mas nenhuma de um rato. Então, ele chamou dois escultores famosos e disse:
-Eu quero que cada um de vocês faça um rato para mim. E quero que eles sejam tão realistas que meu gato pense que são ratos verdadeiros e pule sobre eles. Nós vamos colocá-los juntos e ver qual rato o gato ataca primeiro. Eu darei essa bolsa de ouro ao escultor do rato escolhido.
Assim, os escultores voltaram para casa e se puseram a trabalhar. Após algum tempo, os dois retornaram à casa do lorde. Um fez um rato de madeira admirável. A escultura ficou tão bem-feita que parecia mesmo um rato verdadeiro. O outro, no entanto, fez um trabalho muito ruim. Ele usou um material que descamava e tinha aparência engraçada; não se parecia em nada com um rato.
-O que é isso? - perguntou o lorde. -Esse rato de madeira é uma peça maravilhosa, mas esse outro, se de fato pode ser considerado um rato, não vai enganar ninguém, quanto mais a um gato!
-Poderia trazer o gato até a sala? - disse o segundo escultor. -Ele decidirá qual rato é o melhor.
O lorde pensou que a disputa era simplesmente tola, mas ordenou que o gato fosse trazido. Assim que o gato entrou na sala, pulou imediatamente sobre o rato mal-entalhado e não prestou nenhuma atenção no outro bem-feito.
O lorde não pôde fazer nada, senão dar o ouro ao escultor sem habilidade. Mas, ao fazê-lo disse: -Bem, agora que você recebeu o ouro, conte-me como conseguiu vencer.
-Isso foi fácil, meu lorde - disse o homem. - Em vez de esculpir o rato com madeira, usei peixe seco. É por isso que o gato o atacou tão vorazmente.
Quando o lorde ouviu como o gato e todos os demais tinham sido enganados, não pôde parar de rir, e logo todos na corte inteira caíram na gargalhada.
-Bem - disse finalmente o lorde. - Assim terei de entregar duas bolsas de ouro. Uma para o artista que esculpiu o rato com tanta precisão e a outra para aquele que o esculpiu com tanta esperteza. Eu guardarei o rato de madeira e deixarei o gato ficar com aquele outro.