ALMAS E BODES

Lá pelas bandas do agreste, terra dos cabras da peste, vivia o Sinhô Dodo, homem respeitado pela sua brabeza e conhecimento. Homem simples, trabalhava e vivia de sua criação de bodes, até que um dia percebeu que toda vez que soltava os seus bodes para pastar, ao recolhe-los falta um. Pondo tento no assunto, engajabou um mosquetão, punhal, rapadura, carne seca e um pouco de sal, montando em sua mula, saiu pela caatinha para conferir o acontecimento. Sol quente, calor escaldante, pedra, espinho.. espinho e pedra.. seguia a caminhada em busca de algo ou nada. De repente percebeu movimento a frente, um vulto escuro e alto, se movimentando pelas touceiras de espinhos de forma vagarosa. Gritou o Sinhô Dodo, oxente!!! cabra!!!!, quem tá ai!!!, escutou grito de lá...

sou eu, o Carmelon, seu Dodo pergunta novamente, quem és tu o diabo....? já respondeu a pergunta com a pergunta.... vixe...meu santinho padrim cícero.. que tá fazendo aqui...? eu que te pergunto...? eu vim pegar meus bodes sumidos e você?? Carmelon respondeu, eu vim pegar os meus bodes achados? O mestre Dodo perguntou... são os meus o os seus? veio a resposta, depende, se você for meu, serão todos seus, não for serão todos meus? ai..ai...ai... não to entendendo nada, mas vamos fazer o seguinte!!!

cuida você dos seus que eu vou cuidar dos meus, fique voce com os seus que ficarei com os meus, estando voce feliz... também feliz ficarei, e sempre rezarei para voce achar os seus perdidos e eu encontrar os meus achados, visto que, o que é seu é seu, o que é meu é de meu Deus pai, criador e de meu padrim Cícero..... ao terminar, sentiu um cheiro de enxofre no ar e percebeu quem era o seu contraposto, juntou tudo e todos os bodinhos perdidos e voltou para sua casa o mais rápido possível. Na estrada encontrou um retirante sentado debaixo de um jatobá, que peguntou, ei cabra! voce achou um bode velho fedorento, cheirando enxofre andando por ai...? seu Dodo, pensou...pensou .....e deduziu: se o outro era o rabudo, esse deve ser o seu pai, então eu vou puxar a mula e deixar os bodes para eles, melhor eles que eu......macho que é macho, perde seus bodes mas não perde sua arma ou pior a alma.....contos de meu Ceará...

Kulayb
Enviado por Kulayb em 14/08/2007
Código do texto: T607408
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.