UAI

Essa versão da origem da interjeição Uai, típica dos habitantes de Minas Gerais, nasceu com a descoberta de ouro aos pés de Saberabuçu, a Grande Montanha Reluzente, no leito do Rio Uaimií , região que hoje corresponde a cidade de Sabará em Minas Gerais.

Segundo relatos, a notícia da descoberta de ouro, causou um enorme alvoroço na colônia. Exploradores de todas as regiões partiam a esmo, tentando achar o pródigo rio Uaimií. Muitas expedições se perderam, chegando a atingir os estados de Goiás e Mato Grosso, pois o Uaimií estava muito bem "escondido" por várias cadeias de montanhas, induzindo as expedições perderem o rumo.

- Uaimií - Do Tupi, Rio das Índias Velhas ou Rio das Velhas.

Devido a dificuldade na pronúncia do nome Uaimií, ele foi logo reduzido para Uai, Rio Uai.

No afã de encontrar o rio e perdidos nos vastos sertões daquela nova terra, muitos diziam:

- Onde está o maldito desse Rio Uai?!

Outros indagavam:

- Não vamos chegar nunca nesse Rio Uai?

Como tudo que está em oculto acaba sendo revelado, o Uaimií não teve outra sorte e o seu paradeiro tornou-se notório a todos.

- O Eldorado - Era a noticia que chegava à capital.

- Ouro de aluvião - Para cada pedra de cascalho do rio, uma pepita de ouro.

Iniciou-se então a primeira corrida do ouro em nosso país. Todos queriam alcançar o rio Uai para comprovar se aquelas notícias que chegavam, eram verídicas.

Vendo as tropas partindo, muitos do povo perguntavam:

-"Ocês tão indo aonde?"

-"Nós tamo indo atrás desse rio Uai! Enricá com ouro."

Tudo que se noticiara sobre o Uai era verdadeiro. A Abundância, a Fartura, a Fortuna em forma de rio. Era assim que descreviam o Uai quem presenciou aquele momento: Uma Dádiva de Deus.

Vilas e cidades formaram-se ao seu redor. Famílias prosperaram e o rio era a base de tudo. Trabalho, transporte, alimentação e abastecimento d'água.

- Homem, onde você vai com esta bateia no domingo, dia de descanso, dia do Senhor?!

- Vou garimpar no rio, Uai! Todo dia é dia de encontrar uma belezinha, Uai!

Desta forma, a simplória interjeição, se incorporou ao linguajar dos mineiros.

- Meninos, onde vocês estão indo?

- Nós vamos nadar no rio Uai!

- Zé, onde você pescou esse peixão?

- No rio Uai!

- Mãe, o que é que a senhora está assando com esse cheirinho tão bom?

- É pão de queijo Uai!

Essa é a versão mais antiga que se tem notícia da origem da interjeição Uai.

-Pode acreditar! Essa história é verdadeira UAI!!!

Paulino Pereira Lima
Enviado por Paulino Pereira Lima em 03/08/2017
Código do texto: T6073383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.