Carlisto e Ulisses

Carlisto e Ulisses eram amigos, daqueles que a vida nos apresenta e aceitamos com muito amor. Moravam em uma fazenda que acolhia crianças em situação de vulnerabilidade social. Mantida por uma instituição de caridade, a fazenda vivia de doações por parte de pessoas caridosas. Os colaboradores que lá trabalhavam procuravam dar o melhor de si aos meninos e meninas que lá moravam.

Haviam pessoas que apadrinhavam algumas crianças, afim de nos fins de semanas e feriados levá-las para passear, ajudar em algo a mais que as mesmas precisavam.

Quando Ulisses chegou na fazenda, há dois anos atrás, Carlisto já morava na mesma. E foi amizade à primeira vista, pode-se dizer assim. Os dias passavam sempre numa monotonia, iam para a escola pela manhã e à tarde, aqueles que podiam, ajudavam na fazenda. As crianças usavam roupas que vinham de doações, as vezes vinham umas roupas boas, as vezes vinham umas bem velhas, até pareciam que as pessoas por não ter onde jogar as roupas, usavam a fazenda como destino de coisas velhas.

Grande foi a alegria de Ulisses quando conseguiu um padrinho, assim poderia sair nos fins de semanas, pois só saiam as crianças que tinham padrinhos, as outras, infelizmente, tinham que ficar na fazenda. Semanas atrás, Carlisto que já tinha padrinho, ganhou uma roupa nova, diga-se de passassem, a única que ele tinha. Por ser única, usava todo fim de semana a mesma roupa, pois era a única oportunidade de usá-la.

O padrinho de Ulisses o convidou para ir ao cinema, seria no fim da tarde de domingo. Porém não tinha roupa nova, as que tinha eram velhas. Como ir ao cinema assim? Ao mesmo tempo que ficou contente pelo convite, Ulisses ficou triste por não ter como ir bem apresentado.

No sábado anterior, Carlisto estava eufórico, lavou sua roupa nova, assim como seu melhor sapato. Naquele domingo, para surpresa de todos, ele não usou a roupa nova e também não calçou seu melhor sapato, como era costume. No momento de se arrumar para sair, Ulisses estava triste no quarto por não ter uma roupa adequada para sair. Ambos os amigos tinham praticamente o mesmo porte físico.

Carlisto entrou no quarto e viu seu amigo triste e o indagou:

__você deveria estar radiante, veja bem, vai ao cinema __fez uma pausa e concluiu — eu nunca fui ao cinema ... deve ser muito legal.

__ mas eu não tenho roupa adequada para ir!

__quem disse que você não tem? __ Carlisto foi até o guarda roupa, pegou sua roupa e o seu sapato e entregou ao seu amigo__ tome, agora você tem.

Os amigos se abraçaram e Ulisses começou a chorar emocionado. E balbuciando falava.

__obrigado!

Assis Silva
Enviado por Assis Silva em 28/04/2017
Código do texto: T5983714
Classificação de conteúdo: seguro