Como é ser mulher?

Como é ser mulher?

Eu sou suspeita a falar; afinal de contas eu sou uma mulher! Ser mulher é muito complexo, exige muito esforço e fazemos parecer tão natural.

Lembro-me de quando ainda era criança e tinha que dar conta da casa, preparar comida, lavar, passar, cuidar dos meus irmãozinhos enquanto meus pais trabalhavam o dia todo para nos dar uma vida melhor.

Quando completei quatorze anos eu queria um vestido daqueles que estavam na moda naquele ano, mas meus pais não puderam me dar.

Recordo-me de um diálogo que tive com minha mãe, ela contando-me de seus sonhos, o que era queria ser ainda quando tinha a minha idade, mas naquela época mulheres não podiam sonhar muito... Digo isso porque minha mãe queria muito, estudar, formar-se nem me lembro em que, mas dizia ela que queria ser independente, as palavras dela naquele dia tem muito haver com o que eu sou hoje.

"Minha filha, vou fazer de tudo pra você estudar e ser o que você quiser, porque não quero que acabe como eu, com quatro filhos, sem ter tempo pra nada, não que eu não goste da vida que tenho, porque vocês são tudo o que me faz mais feliz, mas eu quero minha linda que você seja quem você quiser."

Ela disse-me aquelas coisas sobre lágrimas e pela primeira vez eu queria muito tornar-me alguém na vida...

De fato eu estudei, embora com muita dificuldade, era uma luta, porque morávamos muito distante da escola mais próxima e precisava ter dinheiro pra transporte, livros o que por mais esforço que minha mãe tivesse não era possível conseguir, se não aquilo para nossas necessidades básicas... os primeiros anos com muito empenho dela foi possível, mas depois que ela morreu as coisas mudaram, não sobrava mais dinheiro e eu tinha que cuidar dos meus irmãos enquanto meu pai trabalha na roça e tive que parar de estudar, foi quando eu me apaixonei perdidamente por um rapaz da minha cidade por nome Antônio, nossa ele era tudo pra mim, educado, gentil, inteligente, mas como eu de família pobre.

Nós tínhamos sonhos parecidos, e futuramente pretendíamos nos casar... Mas a vida não pensou dessa forma, eu fiquei grávida e meu pai um homem muito rude disse que eu tinha que casar que filha dele não ficava na casa sendo mãe solteira...

Casei com 16 anos e aos 17 fui mãe de uma garotinha muito linda que amo mais que chocolate... Daí pra frente fui muita luta, tinha que cuidar de minha filha e ajudar a cuidar dos meus irmãos e tive que adiar aquele sonho que um dia minha mãe despertou em mim...

Aos 30 anos já com dois filhos, meu primeiro amor faleceu em um acidente e casei-me com um homem mais velho e rico, pensei que dessa vez eu poderia então dar continuidade aos meus estudos, mas infelizmente meu marido disse-me que não concordava com a ideia, me achava velha demais pra estudar e que eu nunca iria conseguir realizar meu sonho de ser advogada...

Aquelas palavras feriram a minha alma e fiquei magoada por muito tempo, me senti humilhada e vi meu mundo desabar, mas eu queria provar pra mim mesma que era possível, que mulher podia sim ser o que quisesse...

Não foi fácil, divorciei e 20 anos mais tarde consegui formar-me em advogada.

Acredito então que ser mulher seja isso, acreditar que é possível ser o que quisermos, ainda que digam não ser.

Acreditar que sonhos são possíveis, mesmo que não sejam os nossos, que sejam os dos nossos filhos, como sonhou minha mãe.

Acreditar que ser mulher é um dom divino, tipo sonho de menino, sabe aqueles que falam sorrindo quando perguntam o que você vai ser quando crescer!

Isaac Guedes

Isaac Guedes
Enviado por Isaac Guedes em 08/03/2017
Código do texto: T5934378
Classificação de conteúdo: seguro