INVASORA INDESEJADA
Os homens foram os primeiros a perceber a presença furtiva dela, mas mantiveram a discrição por já imaginarem a reação que suas mulheres teriam caso a tivessem visto. A presença dela na reunião era inadmissível, pois era um evento com as figuras mais importantes da sociedade local e ela poderia causar problemas. Um atrevimento daquela preta aparecer em público.
Senhor Américo, o anfitrião, deu ordens ao sobrinho: “Se essa pretinha suja se insinuar contra os convidados deverá ser castigada”. Desnecessário dizer o quanto essa fala tinha resquícios do racismo do homem. Ele era um senhor idoso com quase 90 anos e talvez devido à longevidade tinha ideias e hábitos arraigados e ultrapassados. Para o idoso havia uma hierarquia e lugar para brancos e pretos, homens e mulheres, ricos e pobres, patroes e empregados; e no caso especifico uma distinção entre os necessários para o bem estar social e os desprezíveis, como a pequena pretinha; que deveria permanecer em seu lugar de origem; e também por isso não via com bons olhos as mudanças sociais e os direitos que as minorias conquistaram nas últimas décadas, ao ponto de hoje um comentário daquele em outro contexto ser considerado crime.
A presença da invasora era sim um atrevimento, embora nem fosse tão preta. Era mais amarronzada, cor do café aguado que a empregada (essa sim uma linda e fogosa negrinha) servia aos convidados poucos momentos antes.
No meio da reunião, quando definiam os preparativos para a quermesse, a pequena fez-se notar novamente aparecendo na sala, lugar em que seria hostilizada. As mulheres se sentiram ameaçadas e começaram a gritar palavras de ódio. Os homens nada tinham a fazer. Todos estudavam meticulosamente os movimentos da indesejada e é irônico pensar que em meio a tantas pessoas vistas como importantes era ela, quase insignificante, a que roubou todas as atenções.
Diante da mesa farta de guloseimas ela se atreveu a fazer um boca-livre. Foi seu maior erro. Desceu do seu nível superior para o nível dos demais. Não era qualificada para interações pessoais. Quando fez seu voo rasante e pouso perfeito nas migalhas do bolo de fubá recebeu o que merecia. Num gesto rápido o sobrinho acertou nela uma folha de jornal dobrado. O golpe foi mortal.
"Melhor dedetizar tudo", pensou seu Américo. "Eliminar todas as baratas. De onde essa veio deve haver mais".
As mulheres já recompostas do pequeno escândalo respiraram aliviadas.