949-A BAÍA DE SAN FRANCISCO - VIAGENS

SAN FRANCISCO- Cal. - 22.07.1981 – QUARTA FEIRA

A baia San Francisco estende-se ao sul da Golden Gate Bridge e tem nas suas margens e nas suas ilhas muitos pontos interessantes e cidades importantes.

Vou citar apenas alguns pontos que visitei ou que vi sem possibilidade de ingresso: Ilha de Alcatraz com a famosa prisão e Penitenciaria Estadual de San Quentin.

A Golden Gate Bridge é uma construção admirável, sendo um dos sítios mais conhecidos em todo o mundo. A Ilha de Alcatraz é outro local famoso, por nela está a famosa Penitenciaria Federal de Alcatraz, de acesso proibido a turistas. Os turistas que vão para o norte, de barco, observam de uma distância de 200 metros, com binóculos, para ver detalhes.

O próximo ponto é Sausalito, interessante cidade começa ao nível das águas da baia e sobre, encarapitando-se pelo morro, com residências de aspecto aconchegante e coloridas. É um local preparado para turistas e visitantes, pois a orla é toda ocupada por ares, lanchonetes, restaurantes e deliciosos locais onde instrumentistas, malabaristas e palhaços se apresentam em troca de moedas oferecidas pelos transeuntes.

Em Sausalito fica o Departamento de manutenção das águas da Baia. Em uma enorme instalação há uma miniatura de toda a baia que serve não só de atração turística como também para os serviços de limpeza das águas da baia, feitos por uma unidade de engenharia do exército americano. Aos turistas é mostrada a baia sem água, com os canais que a sulcam de um lado a outro, pois a baia é rasa e se torna necessário abrir canais para navios de grande calado. Em seguida, a água jorra dos locais (miniaturizados) onde desembocam os córregos e riachos que alimentam a extensa baia. Uma torre de água, de plexiglass, de 8 metros de altura por um metro e meio de diâmetro (as medidas são em polegadas, convertidas para nosso sistema métrico decimal) mostra a qualidade da água naquele momento: absolutamente límpida e clara. Um serviço altamente eficaz, pois se pode notar, ao passear de barco ou mesmo observando pelas margens, a água da baia é mesmo limpa.

Mais ao norte, ainda na costa oeste. Está a cidade de San Quentin, mais conhecida pela Penitenciaria Estadual de San Quentin, também mencionada, como Alcatraz, à prova de fugas.

Na margem oeste, descendo para o sul, estão South San Francisco, que é outra cidade, porém em continuação a San Francisco. O Aeroporto Internacional de San Francisco cujas pistas adentram pela baia num aterro de proporções imensas.

Dou outro lado, na margem leste, estão Oakland e Bekerly, que eu e Enny já havíamos visitado semana anterior.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 12 de maio de 2016.

Conto # 949 da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 25/01/2017
Código do texto: T5892324
Classificação de conteúdo: seguro