viver a vida é algo maravilhoso...

A nossa primeira loja na Capital...

Mudamos de Martinópolis para a Capital do Estado de São Paulo em meados de 1958... chegamos em um bairro ainda com ruas de terras, e que na época ainda existia os bondes que circulavam pelos bairros e que chegavam atender vários bairros do sul da cidade onde localizava a nossa casa no bairro Jardim da Saúde que era para ser um Cemitério que o projeto da Prefeitura foi cancelado e foi loteado para construção de casas e de tal forma que adquirimos a nossa com 3 quartos com uma área construída de aproximadamente 150 metros quadrados num terreno de 360 metros quadrados situado numa parte alta mais próxima da Avenida Cursino que era a que atravessava o bairro e seguia para o Zoológico, onde já existia o plano de implantar o Safari onde os leões ficariam soltos como se fosse na África em plena cidade de São Paulo....

Como o meu pai era funcionário do Consulado Geral do Japão no Brasil com sede na Praça D. José Gaspar e bem próximo da Biblioteca Circulante que foi o meu local preferido de ler todos os livros contidos por lá inclusive em inglês e francês, após ler todos os em língua portuguesa, cerca de 2000 livros disponíveis na época para o público, pois devido a degradação de uso público mais da metade estavam não mais a disposição por falta de folhas ou danificados totalmente pois como eram levados para casa, muitos não davam a devida atenção para os cuidados necessários para evitar danos tais como derramar algo sobre as páginas e assim ratos e baratas acabavam devorando as páginas...

Com certeza agradeço a Professora D. Edwirges que me aconselhou a ler muito para melhorar a minha escrita e a minha maneira de falar com menos sotaque da língua japonesa, bem como soubesse melhor escrever as minhas dissertações que ela dava 4 títulos para serem desenvolvidos e eu naqueles 40 minutos de aula desenvolvia os 4 títulos mas nunca tirava a nota máxima que era o meu desejo e desafio para melhorar a minha maneira de explanar sobre o assunto...

Aprendi latim durante todo o meu curso ginasial e isso me deu muita curiosidade de outras línguas neo-latinas, tais como francês, alemão, inglês e espanhol, mas por não ter com quem falar o que eu aprendi aos poucos acabei esquecendo por falta de uso, toda e qualquer língua temos que exercitar e se não exercitarem esqueceremos a formação morfológica da língua o que é comum de não se traduzir ao pé da letra como "oitenta" em francês que seria "quatrevingt" ou quatro vintes, e em alemão 555 seria estranho alguém somar "cincomaiscinquentamaisquinhentos" assim mesmo tudo escrito juntos??? Já imaginaram como seria 1998 em francês ou em alemão???

Assim fui estudar no Liceu Pasteur, na Vila Mariana, pegava o bonde na Vila Moraes, um bairro próximo de nosso bairro e seguia de bonde até a Vila Mariana e como todos falavam francês, tive que me virar de aprender a língua francesa para me comunicar!!!

O nosso recreio era separado onde as meninas ficavam em outro recinto e claro o nosso lado os meninos eram bastante briguentos e por ser neto de japoneses achando que poderiam apanhar de um Bruce Lee que é chinês e não japonês, pois todos acreditam que os japoneses todos lutam artes marciais eles se mantinham longe de mim... e jamais disse a eles que era somente faixa verde de judô, e que não mais treinava nada, pois nem sabia onde teria uma academia de Judô, mas me tornei o capitão do time de handboll da escola pois era bastante lépido na quadra tal qual coelho contra as tartarugas francesas!!!

Na briga entre a Escola Dante Alighieri x Liceu Pasteur em que mais de 200 alunos brigaram pela rua devido a um aluno ser admoestado na esquina próxima a Rua Santa Cruz, foi marcado um encontro tipo torcida organizada das escolas na época que foram mais de 20 rádio patrulhas que eram fuscas branco e preto prendendo alunos das duas escolas e os pais terem que ir retirá-los, mas como eu estava com febre naquele dia... não estive nessa loucura que teve de tudo... soco inglês, cabo de velocímetro, canivetes entre outros dispositivos perigosos para ferir ou até matar!!!

Assim conseguimos alugar um espaço de aproximadamente 45 metros quadrados na rua Santo Amaro, 709 e montamos a nossa primeira loja fotográfica onde eu e a minha mãe trabalhávamos enquanto o meu pai era funcionário do Consulado Japonês no Brasil...

Claro que no início eram poucos clientes, mas com a minha publicidade de fotos 3x4 e fotocópias em todas as ruas próximas a loja com tarja cortada em papelão e com tinta spray de cor vermelha e preta... pintava o solo indicando a seta de onde ficava a loja e claro isso todos olham o chão para andar bem melhor que nas paredes que jamais alguém percebe ou vê tais publicidades de cantores, ou de festas ou até mesmo de candidatos para Vereadores e Prefeitos???

Sempre fui criativo nas minhas ideias sempre inovadoras pois a calçada é pública e estava me arriscando a ser multado mas era uma maneira de sobreviver e pagar os impostos da prefeitura com algum lucro obtido pela minha publicidade e assim obtive vários clientes e que esses levavam cartões de visita para seus demais parentes e amigos para divulgar a nossa loja situada numa rua muito movimentada e como não havia estacionamento criamos um espaço em nossa calçada rebaixada como drive-in sem que o motorista tivesse que descer e pegávamos seus pedidos ou até mesmo seus filmes para revelar e posteriormente quando vinham buscar ficavam em seu próprio carro e nós os atendíamos pois havia um toldo bem grande para proteger do sol ou das chuvas durante o tempo do veículo parado e toda a região tinha a calçada rebaixada pois a maioria eram oficinas mecânicas de veículos, ou tapeçarias ou mesmo lojas de vendas de veículos e assim éramos nós a única exceção à regra de uma loja de fotografia e vendas de máquinas fotográficas e também de revelações de filmes em preto e branco ou coloridos, que encaminhávamos para as melhores empresas responsáveis para tai serviços e recebíamos uma comissão de 33% nos serviços e que assim lucrávamos mais do que nos nossos próprios serviços que eram menos lucrativos, mas tínhamos que continuar sobrevivendo no mercado que era bem competitivo!!!

Assim em menos de um ano tínhamos bons clientes como Sr. Senor Abravanel, ou Silvio Santos que tinha a sua loja de vendas do Baú da Felicidade na rua Jaceguai próximo da nossa loja cerca de 100 metros na rua adjacente, e demais clientes de vendas de produtos farmacêuticos que faziam tabelas de seus medicamentos e a cada aumento de preço era necessário atualizar suas tabelas que constavam de pelo menos 50 páginas a serem fotocopiadas, como o livrinho atual encaminhado pelas empresas distribuidoras de produtos farmacêuticos que apenas estabelecem um preço mínimo e o resto é de acordo com a cara do freguês??? kkkkkk

Mas hoje isso é uma grande verdade, com genéricos e demais medicamentos que tem desconto de até 70¨% e com certeza o valor de 30% é o verdadeiro valor do produto e nós pagamos todo acréscimo devido a nossa necessidade, que geralmente nos postos de saúde do governo tal produto é gratuito!!!!

Tal ganância nos produtos faz com que jamais possamos saber o verdadeiro valor do produto e quando realmente for necessário procure verificar pois existe uma diferença de 40 a 50¨% entre os valores praticados entre drogarias e farmácias do bairro, infelizmente!!! Prefiro consultar grandes drogarias que compram em grande quantidade das distribuidoras ou diretamente da fábrica dos medicamentos e assim pagamos a metade do preço ou até menos!!!

Mas em nossa área fotográfica só tínhamos 4 opções na época que eram empresas americanas ou alemãs ou japonesas, e assim os produtos eram tabelados e mudavam pouco apesar da inflação reinante e assim comprávamos grande quantidade e pegávamos melhor preço e tal investimento colocávamos nos postos de gasolina como loja de conveniência e assim aumentamos a nossa freguesia de serviços em fotos coloridos por toda capital sendo eu o responsável de visitar pelo menos 300 postos de gasolina e lojas fotográficas menores que ficavam com o estoque de nossos produtos numa venda consignada de que pagavam apenas os produtos vendidos que depois na próxima visita completávamos o estoque e assim recebíamos pelo produto vendido e tais visitas eram semanais e assim crescemos como uma das maiores empresas de prestação de serviços junto a KODAK , FUJI , SAKURA, AGFA e demais grandes empresas e foto a cores como Foto Curt que na época foi a primeira empresa brasileira de laboratório fotográfico de fotografias a cores!!!

Assim vivemos atuando e com o meu pai saindo do Consulado abriu uma loja no Centro de São Paulo na Praça João Mendes, onde conseguimos ser a 2a revendedora de produtos Kodak no Brasil com movimento monstro em vendas de produtos da empresa tais como filmes, papel para fotocopias entre outros produtos da marca americana!!!

Adquirimos duas lojas na Avenida Conselheiro Furtado, com garagem automática aos nossos clientes na rua paralela e assim atendíamos toda a capital em todas as lojas pequenas que não compravam diretamente dos distribuidores ou da fábrica e aquela fase áurea em que o governo militar tomou conta do país pudemos evoluir nessa nossas vendas e crescemos o suficiente para que pudesse eu atuar como vendedor por oito anos e montar a minha filial na Avenida Brigadeiro Luís Antônio aos 19 anos sendo emancipado pelos meus pais para poder abrir a minha loja própria!!!

Com certeza tive o melhor aprendizado com o Sr. Manoel o alagoano que jamais se diz:-

- Só isso??? pois isso menospreza um cliente em potencial que se sente menor e jamais volta a loja e jamais comprará com esse vendedor, mas somos responsáveis em propor sugestões... e eu mesmo participei muitas vezes de mostrar a qualidade dos papéis fotográficos dentro do laboratório mostrando ao cliente fotografo que o nosso produto era bem melhor do que do concorrente, ampliando ou copiando a foto e revelando as qualidades do produto, pois tinha sido eu fotografo por toda a vida desde quando tinha meus 8 para 9 anos que aprendi a profissão no laboratório fotográfico com a minha mãe e meu pai!!!

- Participei de um concurso na Faculdade de Odontologia na Rua Três Rios em São Paulo, mas não pude ser contratado pois apesar de ter tirado nota máxima em tudo pois conhecia tão bem o assunto fotográfico e radiográfico mas tinha que ter mais de 18 anos para ser atuando na área radiográfica da Faculdade e eu tinha apenas 14 anos de idade!!!

- Passei no concurso da Burroghs de computadores de Válvulas que era uma das maiores empresas de computadores daquela época, mas por ser menor de idade precisava da autorização dos meus pais para ir para os States para lá continuar o processo de aprovação e trabalhar na matriz da empresa e o meu pai não autorizou pois ele disse que os americanos não gostam de japoneses e assim não tive a chance de ir para lá e um dos meus colegas que passou e foi voltou 20 anos depois como diretor da IBM, pode??? E tinha até avião particular para viajar a serviço pelo mundo???

Enfim nem lamento de nada disso que ocorrera comigo, pois sou feliz com a minha maneira de viver e conviver com os meus limites e sei que nessa vida nada se leva se formos tão egoístas e querer tudo para si, pois ser inteligente nem sempre é ser maluco de se jogar de um prédio com apenas um par de paraquedas, pois se não houver ar quente que o sustente... com certeza vai cair como uma pedra em solo duro e frio, pois até mesmo uma queda na água de 100 metros de altura a água se comporta ao nosso corpo humano como uma pista de concreto e com certeza teremos uma hemorragia interna que nos matará em minutos ou até mesmo em segundos!!!

Quando aos 11 anos na minha cidade de Martinópolis, estudava das 7 às 11 horas no ginásio e as 12 entrava no serviço de despachante, e as 14 as 15 horas fazia o curso de datilografia liberado pelo patrão e regressava e trabalhava até as 18 horas... saía correndo para ir ao curso a noite de contabilidade e regressava as 23 horas para jantar e tomar o meu banho e ir dormir e no dia seguinte a mesma corrida contra o tempo... só me deu uma gastrite crônica e nada mais, daí aprendi que a nossa vida está as nossas ordens para vivermos o tempo necessário e que nem a ociosidade e nem o excesso de tarefas feitas durante o dia nos farão os melhores do mundo, mas podemos visitar S. Pedro bem mais cedo do que desejamos!!!

O maior mal para mim não foram apenas tais loucuras, mas o cigarro que aprendi a fumar as bitucas do meu avô jogava ao chão e eu ainda menino as pegava e as tragava e assim me viciei bem jovem e fumei até os 17 anos 4 maços por dia quando fui operado do estomago por duas perfurações dando peritonite que quase me levou dessa para melhor e com certeza foi o meu marco de antes e depois da vida que eu aprendi a viver melhor e bem mais controlado em tudo tanto em bebida que era fã de tomar demais e fumar demais e experimentar de tudo e não viciar em drogas tendo amigos que morreram disso, mas isso jamais me tornou dependente pois evitei continuar nesse antro que acaba te convidando a experimentar e acabas gostando do prazer momentâneo, mas nada promissor para sua vida futura sejam quaisquer delas, principalmente a primeira dose é sempre gratuita!!!

Um dia tivemos que entregar o prédio da primeira loja devido o espaço virar uma praça de frente ao Hospital e Maternidade Pérola Bhylton da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, e daí abrimos uma loja na Rua Paim, próximo ao Teatro Maria Della Costa no Bairro Bela Vista também bem próximo a Praça 14 Bis em homenagem ao Santos Dumont, na Avenida 9 de Julho que é em homenagem a Revolução Constitucionalista!!! Assim novamente fiz a publicidade nas ruas próximas pintando as calçadas para que todo o público da região soubesse que tínhamos uma loja fotográfica as suas ordens, e além disso passei deixando panfletos em todas as caixas postais e sob as portas das residências pelo bairro do Bexiga e da Bela Vista, claro que novamente a pintura deu certo e quem informasse onde leu a pintura tinha um desconto de 10% na despesa de forma a valorizar a curiosidade do cliente e a sua preferência!!!

Acreditem se quiser que tal ideia surgiu da calçada da Fama em Los Angeles que os artistas famosos estão lá gravados no piso onde todos vão visitar e saber se seu ídolo está lá gravado e acredito que tal curiosidade de ler qualquer coisa escrita no piso até mesmo o nome de quem fez aquele serviço de recuperação da calçada com o telefone do mesmo é uma forma bem original de fazer com que o cliente em potencial acredite no produto e venha solicitar tal novo trabalho através dessa pequena informação tão simples que é o nome e o telefone... pense nisso!!!

Quando vejo essas carroceiras de caminhão tão bem pintadas e lá no canto o nome do autor e telefone, considero que não é nem uma publicidade mas a arte merecedora de ser repetida em outras carrocerias pelo Brasil e isso sim é valorizar seu trabalho e dar continuidade em novas obras e novos desafios!!!

Sou bom fisionomista e gravo facilmente o nome dos clientes e isso é importante em quando se é vendedor e saber o que o cliente gosta, qual o seu time de preferência e jamais ofender dizer que o seu time jogou mal... sempre que possível critique o juiz que roubou aquele penalti que não existiu e assim seu cliente fica bem mais receptivo a sua preleção de venda de um novo produto que esteja divulgando!!!

Como vendedor chegava a gravar normalmente o seu CNPJ e não pedir ao emitir a nota fiscal o seu número que até mesmo seu cliente não conseguia memorizar seu número, mas tudo isso é treino sempre decore de trás para frente pois sempre lembrarás os números finais que a sua memória gravou por último e daí não vai falhar pois comece pelo final que o restante como uma música soa lá com seus neurônios e vai se lembrar de todos os 9 números e o 1000 ao contrário que já é padrão.... kkkkkkkkkkkkkk

Jamais minta numa venda... se seu produto tem algum defeito ... omita... mas não minta dizendo que não tem defeito nenhum pois nada é perfeito no mundo atual, pois sempre tem condições de melhorar sempre!!! Até nós mesmos nascemos e crescemos e vamos evoluindo e sempre melhorando até que um dia envelhecemos... e azedamos... kkkkkkkkkk

Não somos como o vinho... que quanto mais velho melhor!!! Disso podes ter a certeza, pois a memória vai cedendo espaço ao Mal de Alzheimer e até mesmo a outros valores vamos nos esquecendo e de repente nem nos lembramos se almoçamos ou não!!!! kkkkkkkkkkkkk

Bem meus amigos e leitores, hoje dei uma pitada de minha vida de propagandista inveterado grafiteiro pelos pisos das ruas de São Paulo, dando mostras que arte cabe em qualquer lugar depende apenas de ti e que a ideia é sempre válida até mesmo para um restaurante próximo japonês que queres conhecer... que tal prestar mais atenção para não cair no buraco da rua... do que ficar procurando POKEMON e perder o celular para o ladrão que sempre está atendo na sua maneira de comportar e deixar seu celular a disposição para ser surrupiado facilmente!!!

- Sempre alerta!!! é sempre o lema do escoteiro... e isso hoje em dia é fato super valorizado, se não quiseres ser mais uma vítima de um ladrão!!!

***********************************************************

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 30/11/2016
Código do texto: T5839436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.