Os dois jardineiros
"Plante seu jardim, cuide dele e só o que é bom germinará".
Estamos vivendo num mundo, onde tudo é normal, os valores são invertidos sem nenhum espanto.
Chegamos a temer que nossos filhos sejam corrompidos, esquecendo os valores morais e humanos que os ensinamos. Mas eu acredito que quando plantamos uma semente e a cultivamos do modo certo, nada impede que nasça e cresça. Aprendi essa lição ainda criança, quando meu pai me contou a história dos dois jardineiros, e a levarei por toda vida.
A história Falava de dois jardineiros que moravam ao lado um do outro. O primeiro jardineiro, começou o jardim,pretendia abrir uma floricultura futuramente. Planejou todo o espaço, preparou a terra de modo que nada pudesse afetar a qualidade de suas flores. Quando a terra estava fértil e forte, começou seu jardim... Agora ele precisava cuidar das plantas, com os fertilizante certos, e rega-las todos os dias.
Com todo esse preparo e cuidado, em algum tempo, seus planos estavam indo muito bem, logo começaria a ganhar bastante dinheiro.
O sucesso do jardineiro, despertou inveja no vizinho e amigo, como era considerado, que decidiu abrir uma floricultura também. Não tinha dúvidas que alcançaria muito mais resultado, pois tinha mais dinheiro para investir em mudas e estrutura, enquanto o outro teria começado com muito pouco.
"De cara" comprou mais de cem espécies de sementes das mais caras e raras flores, muitos sacos de fertilizantes e um monte de acessórios para jardinagem.
Imediatamente, plantou as sementes. Não via a hora de começar vender as flores e superar o sucesso do amigo.
Esperou, esperou, e nada de flor brotar. Investiu em mais fertilizantes, em tudo que o dinheiro podia comprar, e nada.
Que grande decepção! Não entendia o porquê do fracasso, se tinha investido tanto?
Agora, além de inveja, sentia raiva, e já que não conseguia superar o jardineiro, mataria o seu jardim.
Passou a jogar veneno nas flores. Subia no muro todas a noite quando o vizinho já estava dormindo, para envenenar as plantas. Fez isso por dias, por meses, mas as flores não morriam, pelo contrário, o jardim envenenado só crescia. Por fim desistiu.
Depois de um tempo, arrependido, foi até o vizinho contar o que fez e pedir seu perdão. Confessou que havia sentido muita inveja de seu sucesso, e quis ter um jardim maior e melhor, e mesmo investindo muito dinheiro, não teve êxito, por isso tentou matar suas flores.
Quando terminou a confissão, aprendeu a maior lição da sua vida...
O sábio jardineiro lhe disse: Eu o perdoo por seus atos e sentimentos, mas aprenda que o segredo de um grande feito, não depende de quanto dinheiro temos para fazê-lo. Depende antes de tudo, da coragem para começar, depois de preparo e conhecimento para executar, e por fim, de estímulos e cuidados certos para fortalece-lo. Tudo na vida que for construído dessa forma tornará-se inabalável.
O invejoso, por vergonha e frustração, tomou rumo desconhecido.
Quanto ao sábio jardineiro, continua plantando seus canteiros, colhendo as flores do seu jardim florido.
.