afilhado do diabo 26 capitulo

26ª capitulo

Ambrozio voltou para a sua casa e comunicou sua familia sobre a carta e foi um momento de grende alegria, pois com a Empresa da OACROPO fora que era a unica que tinha condição de comprá-lo a fazenda estava salva, sem comprador o banco era obrigado a dar um outro praso, a menos que os fazendeiros fizesse uma sociedade.

Na cidade o assunto não era outro se não fosse o leilão, sob quem deveria comprar a fazenda, outros fazendeiros ja estavam juntando seus troucos ou vendendo alguns trecos ou até falando em sociedade e até o dia do leilão varias sociedade foram montadas.

Chegou o famoso dia e tudo foi arrumado na praça central. Ali tinha gente de todo tipo, nivel social, e cultura outros vieram de longe para tentar comprar e outros para apreciar.

Da fazenda Boa Esperança, todos se preparavam para tomar parte no leilão, pois eles deveriam levar as escrituras e documentos que exestia na fazenda e se alguem comprasse, eles deveriam assinar e entregar. Para o mendingo foi encilhado um jumento velho, todos iam na frente e o mendingo la atras.

Chegaram à praça, Ambrozio e familia ocuparam as cadeiras da direita do juis leiloiro nas cadeiras da esquerda os credores que era replesentado pelo gerente do banco, atras deles o povão da cidade, la no fundo bem longe estava sentado num toco estava o mendingo, pois não podia ficar junto aos outros, devido sua imundices, mas se tornava ser tão insignificante que ninguem notava suas presensa.

E como todos estavam presentes o juis começou o leilão.

E o leiloiro começou assim: __A fazenda Boa Esperança mede trezentos alqueires de comprimento, por cento e des de largura, fechado com oito fio de arame farpado e mourão de cimento, onde sessenta por cento é fechado para agricultura e o restante para sede e pecuária, cinco hequitares esta destinado a benfeitorias, que inumeros agora uma linda casa sede com churrascaria e piscina seguida de casa para colonos, cinco de cada lado, casa sede de alvenaria e dos colonos de madeira, mangueira, para manuseio de animais, dois cilos e estábulos, todos feito de madeira de lei impermiabilisado. Uma pocilga com quarenta matris e quatro cachaço replodutor de dois anos todos, seis maternidade, trinta chiqueiro cada um com capacidade para criar des suinos vinte maior para engorda assossiado com piquete para formação de musculatura e queima de gordura.

No pasto estão cento e cincoenta cabeça de animais como gado ecuinos e caprinos saldo final com oitenta porcos, ja em fase de abate “quem arrematar sera responsavel pelos empregados a partir de hoje e até o presente momento estão com seus vencimentos em dia”.

E tudo isso esta avaliado em duzentos contos de reis, divida que o senhor Ambrozio deve ao banco e sem condições de resgata-lo o valor que passar sera emtregue ao senhor Ambrozio. E batendo o martelo na mesa abriu o leilão.

Ouve uma porção de pequenos lances que chegou rapidamente a trezentos contos dai para frente o leilão parou e ninguem dava mais lance e o ultimo fora uma sociedade de fazendeiros mais rico na região, que deu e por mais que o leiloiro insistisse estava parado e por conseguinte parecia que ali terminava o leilão, mas quando o leiloeiro ergueu o braço para beter o martelo pela terceira vês, o mendingo gritou trezentos e des contos.

Todos olharam em direção ao mendingo, que estava sentado num toco, e o leiloeiro falou. __Senhor mendingo aqui nos estamos fazendo um negocio serio e se o senhor continuar com brincadeira eu mando a policia retiralo daqui. (e o mendingo respondeu). Senhor Juiz a minha aparencia de mendingo tira a minha condição de cidadão.

E o leiloeiro respondeu: __Não senhor, não tira, mas sera que o senhor tem esse dinheiro ai no saco, para pagar se vencer o leilão.

__Senhor Juiz com todo o respeito que tenho pelo senhor como cidadão e também pelo seu cargo (falou o mendingo), mas dinheiro e morroide ninguem diz que tem e enfiando a mão esquerda na aljibeira tirou um punhado de notas de cinco mireis e jogou para cima, gritando isto é para a criançada ir comprar doce e nos poder continuar com o leilão esta me divertindo muito eu nunca tinha visto um.

A criançada rolaram pelo chão para pegar a mior quantia de dinheiro.

Todos concordaram com as palavras do mendingo e o juiz falou entre os dentes esse mendingo me fez passar um carão se ele não tiver dinheiro eu o esfolo.

O leilão voltou e ouve mais alguns lances e parou em trezentos e cincoenta e o mendingo pos mais des e disse: __Senhor juiz quando o senhor bater o martelo pela segunda ves e antes da terceira, acrecente ´por minha conta, mais dês, assim eu não corro o risco de perder esta fazenda.

Ai ouve um avivamento e toda ves que parava os lance o juiz colocava mais des e assim chegou a quinhentos contos ai ninguem dava mais, pois estavam achando que aquela era uma estrategia de advogado para não vender a fazenda, como mendingo não tem dinheiro, mas faz oferta e compra sem dinheiro ele vai preso e o banco não pode alegar que foi armação e assim tem que escolher um outro praso. O ultimo que tinha dado esse lance ja tinha cido o mendigo.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 04/10/2016
Código do texto: T5780856
Classificação de conteúdo: seguro