afilhado do diabo 10 ª capitulo

10ªcapitulo

Tião) saindo de uma porta, mas me fale o que o senhor me tem a relatar.

__Bom dia senhor, eu sou o comprador (Tonico) de madeiras, das fabricas de açucar e estamos parados por falta de lenha, faz hoje dois dias que não recebemos o material e queremos saber porque.

__Simpres senhor, a fazenda foi vendida e estamos acertando alguns detalhes, e so vamos produzir a semana que vem.

A um olhar do engravatadinho os tres brutamontes que estavam ao seu lado abriram se em circulo dando mais proteção ao jovem patrão que disse: __Isso nunca senhor Tião, nos temos um contrato. Se o senhor não entregar a lenha na fabrica eu cobro a multa.

Tião deu uns passos para perto de uma das pilastras que seguravam o telhado da casa, ali havia tres bons machados e disse ao visitante: __Se os senhores quiserem cobrar a multa faça o favor porque o senhor Jeremias esta com um bom dinheiro, porque eu não assinei nada com os senhores e para vender alguma coisa daqui para frente, terá que ser acertado comigo .

__Senhor Tião modere suas palavras para comigo, pois eu tenho tres guardas costas e posso acabar com o senhor agora mesmo.

Num movimento rapido o Tião abaixou-se e pegando um dos machados jogou para o Maneco que pegou a ferramenta no ar, e ficou com outro para ele e disse;

Com toda a calma do mundo. __Senhor seria bom, ir embora contar ao seu patrão que aqui quem esta mandando agora é eu e pro senhor ver eu não sou capaz de acaba com o senhor e seus amigos, mas se num virar os cavalos agora e ir embora, eu e meu amigo aqui, nois fai faze dos senhores uma meia duzia de cada um picado e bem picadinho si duvida esprementa manda eles pucha a garrucha pra ver do que nis somos capais de faze com um machado na mão.

O senhor Tonico olhou em volta e achou melhor seguir os conçelhos do matusco que comprou as fazendas e puchando os animais foram embora.

Tião e Maneco ali de pé na frente do alpendre quiéto e olhando os homens indo embora e ali plantado os dois permaneceram até que eles sumissem.

Depois relacharam um pouco e Maneco olhou para o amigo e patrão e disse: __Ufa amigo eu fiquei apavorado acho até que sujei uma cueca. Largue mão Maneco, se um deles piscasse um zoio eu os picava e o cavalo no machado e garanto que oce me acompanhava.

__Claro que eu o acompanhava, se nois dois não tropelasse eles com o machado eu o fasia com a catinga de minha cueca e rindo, ele saio para se limpar, Tião ficou ali esperando o amigo que voltou logo e disse :__Tião nunca conte a ninguem que eu sujei as cuecas. __Fique sossegado amigo (falou o Tião) uma ves eu ja sujei também.

E nisso ele escutou umas risadinhas. hi!hi!hi!. E o Tião falou. mas é bom nois se preparar pois pode vir gente mais brava porai e é bom estarmos preparado eu vou arrumar um machado um pouco menor e carregar na cinta Maneco disse: __Eu também e cada um foi cuidar de suas vidas .

Faltavam dois dias para a grnde reúnião e ele montado no seu cavalo sai e foi ver as outras fazendas.

Ja estava enjoado de andar a cavalo quando encontrou um homem tocando um carro de boi e parou para conversar. Bom dia senhor.

O velho carreiro respondeu: Bom dia senhor, esta perdido. __Não senhor é que eu comprei a fazenda do Jeremias e agora estou querendo dar uma olhada nas outras como estão. __Então é o senhor, o seu Tião. __ Sou eu mesmo e o senhor quem é.

__Eu sou seu empregado, o miguersinho carreiro e trabalho na fazenda de agricultura e vou levando uma carroça de feijão e milho la, pois, nois colhemos e ninguem sabia o que faze, e então nois dicidimos levar la para a sede ai o novo patrão dicidirá o que fazer.

O velho Tião aolhou e disse agora voçêis me apertaram mesmo o que vou fazer com tanto fijão e milho la na sede, e olhou para a carga ja bastante preocupado e o Miguersinho carreiro sorri e disse: __Este carro não é nada patrão, vem vindo mais deis carro ai atrais e agora nois so tamo trazendo o feijão e na segumda viaje é que vai vir o milho.

O Tião olhou para tras e viu uma fileira de carro de boi todos cantando e dissi. __To é ferrado antes eu não tinha o que comer, agora vou, morrer de barriga cheia.

E novamente o Tião escutou as reisadinhas hi!hi!hi!. E o carreiro perguntou? __O que o senhor falou. __Eu! Nada desconversou o Tião pensando (***) problema de patrão não se deve contar para os empregados, dai eles ficaram ali conversando e os outros carreiro chegaram e entraram na conversa e um deles falou. __Mas na sede da fazenda tem silo para guardar as mercadorias até que os preços melhore .

E de fato ai o Tião alembrou que de fato havia uns tamborsão devia ser os tais silos, ja um outro carreiro, disse, mas o senhor acavalo não precisa pegar a estrada para se chegar nas outras fazendas, pois a sede do senhor fica bem no meio das três, na frente o senhor tem a fazenda de mata virge onde esta o lenheiro, atras da sede do lado esquerdo esta a fazenda de pecuarias e do lado direito a fazendas de agriculturas .

Ais voltaram todos juntos para a sede e assim foram chegando e descarregando e junto com os carreiros veio um criolo bem mal encarado a cavalo que era o chefe e começou a gritar muito com os coitados dos carreiros e o Tião disse:

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 14/09/2016
Código do texto: T5760522
Classificação de conteúdo: seguro