afilhado do diabo 9ª capitulo

9ª capitulo

__Bem meus amigos eu comprei estas terras, mas não sei como o Jeremias toucava tudo sosinho, pois eu não consigo, e sendo voceis os meus melhores amigos eu achei que ninguém melhor que meus amigos para me ajudar a tomar contas dessas terras.

Já sei de antemão que o Vargas sempre falou que já foi peão de boiadeiro seria o mais indicado para cuidar da fazenda de pecuária, mas como os meus amigos são seis e eu só tenho três fazendas então eu decidi que os encarregados deveram ser dois por fazendas, quem mais entende de gado para ajudar o Vargas.

Mas antes que alguém falasse alguma coisa o propio Vargas disse __Tião eu sempre falei que já fui peão de boiadeiro, mas de peão, pra toma conta de fazenda a coisa é muito diferente.

__Não é não Vargas, eu nunca fui patrão e agora sou um, ou melhor, tento ser um bom patrão, sim, enérgico sim, mas bom, siga meu exemplo e vamos dar ordem em cima de justiça.

Ai Domingos disse: __Nesse caso eu acho que sou como o Vargas eu já fui peão também, se eu manda argúem faze um serviço e o mesmo não souber, eu mesmo vou e faço.

Tomé e Lucas ergueram os braços e o Tião disse: __Já sei os dois entende de agricultura. __Não responderam os dois quase ao mesmo tempo, nois só sabe corta lenha se tira o machado de nossas mãos nois morre de fome.

Todos riram e o Tião disse: __Então voceis dois ficam com a fazenda do lenheiro e já começam a procurando sete novos empregados, para substituir nois que saímos à produção não deve parar, mas não quero ninguém com o jeito do sovina Jeremias, empregado é gente e opor isso deve ser bem tratado até mesmo quando se manda alguém embora. E olhando para os únicos dois que sobraram ele disse __Para os dois sôs sobrou a agricultura.

Com toda a humildade o Horário disse: __Patrão eu agradeço muito essa promoção, pois ai vem dinheiro que nois muito precisa, mas de lavoura nois num entende de nada a menos que o Benedito saiba de alguma coisa.

Sei sim senhor eu pego uma pinga e bebo e sou capaz de garantir que ela é feita de cana, e rio a vontade. Mas assim que parou de rir o Maneco lhe disse: __Benedito! O senhor ainda não reparou que a nossa reunião e seria o nosso patrão que é muito amigo nosso, esta querendo nos dar um lugar melhor na vida e voçê me vem com brincadeira, o assunto aqui é serio não percebeu.

O Benedito bastante envergonhado disse :__Me descurpe Nho Tião eu me esqueci e pensei que ainda nois fossemos amigos e teivessémos no corte de lenha, eu ja estou até indo embora, e olhando para o lado Tomé e Lucas disse :__Em vês de sete lenhador contrate mais um .

Ai foi à vez de o Tião falar: __Você se assente ai mesmo, Benedito, porque discussão e brigas desse tipo nois vai ter é muitas, mas isso é só briga de profissionais do trabalho fora do serviços nos continuaremos a ser os mesmos amigos que fomos antes; O Maneco esta certo, hoje nos estamos tendo uma reunião de trabalho e já vou deixar bem claro, no horário do serviço, bebida nem pra almoçar, todos entenderam.

Todos concordaram e o Tião disse: __Voceis não se preocupe porque eu pretendo contratar um engenheiro para o lenheiro e um vendedor para coordenar os serviços e achar o melhor preço para a nossa lenha.

Também vou contratar um veterinário para a fazenda de pecuária para nos ensinar, como devemos cuidar dela e para a agricultura um engenheiro agrônomo e cada um dos seis trate de aprender com eles, já o Maneco vai ter que aprender com os três, pois o Maneco é o chefe geral que vai mandar em todos voceis.

E para mim vou contratar um admistrador para aprender a toucar tudo isto aqui. Alguma pergunta, veja bem eu ja melhorei quando falei (alguma ) eu pus um ele e não um erre no meio do alg. E todos riram e o Tião.

Dai o Tião foi la dentro e trouce um litro de pinga e foram servidos uns goles uma quantia de mais ou menos meio copo e depois ele guardou o mé e os amigos queriam mais e ele disse :__Amanhã é dia de trabalho e voçêis agora são encarregados e tem que dar se ao respaeito, bebidas so no fim de semana.

Agora quero que os senhores convoque todos os empregados para o final da semana eu vou ter uma reúnião com todos exeção dos que eu ja dei um aumento de salario que são os trabalhadores do lenheiro.

No dia seguinte logo nas primeiras horas da manhã o seu Maneco agurdava na varanda e o tião ja tinha se levantado e tomava seu café, quando chegou quatro cavaleiros na sede um bem vestido e outros tres com roupas um pouco menos vistosa, mas carregado de armas.

E se apresentou assim: __Bom dia senhor (falou para o Maneco) eu quero falar com o senhor Jeremias .

__Bom dias senhor, mas falar com o senhor Jeremias é muito dificil, pois o mesmo vendeu a fazenda e o dono agora é o senhor Sebastião que nos mais chegado o chamamos de Tião.

__Otimo então va chamar esse senhor Tião, pois eu tenho pressa. __Mas eu não tenho pressa senhor (falou o

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 13/09/2016
Código do texto: T5759341
Classificação de conteúdo: seguro