afilhado do diabo 8ª capitulo

8ª capitulo

um pouco e a gente acerta e do alpendre ele viu o seu amigo partir para cumprir uma ordem sua.

Sentiu vontade de ir ver os amigos lá no corte de lenha e lembrou que lá ele tinha bons amigos, pois dos quinze que lá estava e todos viram a humilhação que o Jeremias o fizera passar só esses sete que passaram em sua casa para repartir a comida e mudou seus planos ele iria dar um cargo a cada um, dinheiro não era problema, pensando isso ele encilhava seu cavalo Faísca montou e saio gostoso, o cavalo andava numa marcha que dava para levar um copo com água na mão.

Mas quando virou a primeira curva quem ele viu sentado num toco. O seu amigo Maneco, chapéu na mão e cabeça abaixada e ele chegau e apeou, o amigo ficou perturbado e tentou explicar.

__Tião eu não estou fazendo corpo mole e nem roubando seu dinheiro, e olhe nos meus olhos e verá que não estou mentindo! Mas eu não sei escolher encarregado, o melhor que você pode fazer é devolver o meu antigo posto de machadeiro é a única coisa que sei fazer.

__Maneco, eu não vim atrás de você, pois eu pensei que já estivesse longe, mas fui bom eu te alcançar assim eu não faço mais injustiça.

__Agora eu não entendi nada, (falou o Maneco) você me pega eu aqui fazendo corpo mole e em vês de me chamar atenção ainda fica contente.

__Claro amigo, quando você me saiu, fiquei pensando, dos quinze homens que estão no corte de lenha, só sete foi até em casa para dar comida aos meus filhos e não era justo eu dar cargo para uma meia dúzia de nego folgado e deixar os meus amigos que são trabalhadores com um machado na mão.

__Tai a resposta das minhas idéias, já da para aproveitar eles na fazenda de pecuária. Então você vá ate lá e convoque-os para se achegar em casa mais a noite, mas lá no eito eles já podem parar agora, que vão para a casa, descanse tomem um banho e a noite estão convidado para comerem uma galinha no arros, mas digam para vir so os homens pois nos discutiremos negócios, logo depois do jantar, mas não adiante nada viu e virou o cavalo nos pés e retornou para sua casa.

Em casa ele falou a dona Dulçe que ele convidara os amigos para jantar com ele e queria comer galinha com arros.

A sede das fazendas do antigo Jeremias e agora do Tião ficava num planalto com montanhas de todos os lados isso quando foi escolhido para sede ja previram essa colocação, pois por causa das montanhas e ali não exestita quase ventos, na sede so uma brisa suave e do alpendre dava para se ver toda a volta da sede e quando começava turvar o primeiro homem chegou era o Maneco, apeou do seu cavalo amarrou e entrou encontrando com o Tião no alpendre, conversaram um pouco e Tião convidou o Maneco para tomar um golinho ele até que topou, porque estava meio saco, mas falou.

__Meu amigo Tião é melhor, não dar cachaça para os homens, pois se vamos discutir trabalho é melhor não misturar cachaça com trabalho.

Tião que estava colocando um pouquinho em seu proprio copo, parou deu um sorriso e disse: __Engraçado esse meu amigo, primeiro ele toma a parte dele, depois me come o rabo e assim sendo eu fico sem beber.

__Não amigo agora você pode beber, mas depois só quando acabar os assuntos de trabalho, ai para irmos embora podemos tomar ate mais de uma, e não esquecer que eles vam ser empossados nos cargos, mas aquele que for descoberto em serviço de cuca cheia esta fora e volta para o machado.

Voltando um pouco atras quando o Maneco dispensou os homens para ir para a casa, estava próximo da hora do almoço, e em casa cada um dos homens quando chegaram em suas casa, eles estavam apreensíveis, pois o amigo Maneco não falou porque aquela convocação, podia ser muitas coisas, mudanças de serviços ou rua.

Mas, as esposa achou que rua não podia ser, pois eles eram amigos e ainda nos aperto do Tião eram eles que os auxiliava, mas os maridos já não pensavam assim no pensamento deles eram que já que o Tião, tendo trabalhado com eles por muito tempo sabia que quando o fazendeiro não estava por perto, eles davam uma encostada, e agora como era, ele o patrão é claro que para chamar a atenção de amigo fica um pouco ruim, então o melhor jeito é mandado embora.

Mas o sol começava a se esconder por entre as montanhas e seja lá o que for, nos somos homens e devemos enfrentar o inimigo de frente e cada um foi saído de sua casa e se encontrando no caminho e assim começaram a descida para a sede, chegaram um pouco quieto, mas o Tião e o Maneco alegres e divertido fizeram com que eles também se soltassem, Benedito que era o mais beberrão já se encostou ao Maneco e perguntou:

__Mane onde esta escondida à malvada. E maneco respondeu, __Acho que na correria do Tião ele esqueceu desse detalhe, pois estou aqui há bastante tempo e ele que também gosta, mas não me disse nada.

Ai saio o jantar e todos sentaram a mesa comeram falaram de muitas coisa, mas nada que se referisse a trabalho ou o antigo fazendeiro. Depois da janta eles se reuniram numa mesa nas áreas do fundo e foi o Tião que começou a falar.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 12/09/2016
Código do texto: T5758202
Classificação de conteúdo: seguro