afilhado do Diabo 7ª capitulo

7ª capitulo

__Não sei moço, as fazendas eu já comprei, e já me mudei, não sei o que eu faço agora, maleta eu troce para lhe devolver para o resto eu quero concelho.

O Diabo deu umas risadinhas hi!hi!hi!, Soltou uma labareda de fogo pelas ventas, fez cair dois raio ali perto e depois enfiou sua mão peluda no bolso da casaca e entregou uma carta de papel branco ao Tião e disse: __ Amanhã você retorna e diz: Para esse Coronel que quem lhe deu esse dinheiro, lhe mandou essa carta, mas se ele insistir em me ver. Eu mandarei umas carruagens minha buscar ele com minha guarda pessoal para lhe proteger, ai nos encontraremos na minha mansão. E pode ficar com a maleta e viva bem Tião e cuide do meu afilhado o Domenico.

Ai o Diabo foi embora, mas normal sem estouro.

Dali o Tião foi direto para sua casa que agora era uma mansão, na chegada ele já não tinha a cara amarrada brincou com os meninos foi até a cozinha sua mulher lhe serviu o café ela até parecia mais bonita, quando ela passou ao seu lado ele lhe beliscou seu traseiro e ela lhe ralhou. __Pare com isso homem se não já vem o décimo quarto.

__Não minha velha isso acabou eu vou mandar operar você para não engravidar mais. Mas logo depois do café ele encilhou seu cavalo Faísca e montando foi à cidade levar a carta, era fino até que parecia que nem tinha nada dentro.

Apeou e amarrou o cavalo na frente do gabinete do coronel e entrou. __Bom dia seu Coronel, aqui estou como lhe prometi.

__Bom dia Tião, mas pelo visto o homem não vaio ainda, não esta com você é porque vai vir mais tarde ou não quis vir.

__De fato o homem não quis vir, mas ele mandou uma carta e também mandou falar, que se essa carta não for o suficiente, ele ira lhe mandar uma carruagem e com sua guarda pessoal para lhe proteger. Pois ele quer lhe receber na mansão dele.

__Tudo bem Tião como eu conheço você, acredito que só a carta deve bastar-me de a carta. O Tião lhe deu a carta. O coronel olhou de um lado e do outro, pós na luz e disse Tião você não esta brincando comigo neste envelope não tem carta nenhuma esta vasia.

__ E (Tião) disse, mas foi o mesmo que me deu dinheiro que mandou trazer, abra se não gostar eu lhe aviso ai ele manda a carruagens vir buscar o senhor.

Mas quando o coronel abriu a carta, uma língua de fogo saiu de dentro do envelope e lambeu as barbas do coronel e no recinto se ouvia uma risadinha. hi!hi!hi!hi!

E um forte cheiro de enxofre com pólvora e chifre de boi exalou se na sala. E o Coronel disse. __Some da minha frente Tião seu caso esta arquivado. Seu parente de capeta.

No dia seguinte ele levantou cedo e já se reuniu com o seu gerente que era o seu Maneco e disse: __Maneco você vai ser o meu homem de preferência e vai trabalhar comigo será meu porta vós por isso vai precisar de um encarregado para cada fazenda.

Depois que escolher esses homens, os mande convidar todos para um churrasco aqui na minha casa e mande alguém cercar a piscina para que não caia nenhuma criança ali dentro e venha a morrer.

O Maneco ia saindo, mas derrepente parou de chofre e retornou e disse: __Tião meu amigo muito obrigado pelo cargo, pois com o aumento melhorou muito minha vida. O Tião sorriu satisfeito. Mas o Maneco continuou a falar. __Eu toda a minha vida só fui machadeiro. Eu não sei escolher encarregado, como escolhe um encarregado.

Eu também não sei, sempre foi um machadeiro. Ai se sentou um na frente do outro e ficaram ali pensando como deveriam fazer para resolver esse primeiro problema. Foi ai que deu um estalo na cabeça do Tião e falou. __Já sei como você deve fazer Maneco. __Como, Tião então me conta home. __Você vai até a fazenda e fica olhando os empregados e da o cargo para o mais vagabundo aquele que chupa a todos.

__Mas não deveria ser diferente dar o lugar para o melhor assim a gente premia os mais esforçados. __Não! Você, esta errado se der o cargo para o melhor, você perdera dois homens, um porque ele era o melhor e você tirou do serviço e assim sendo ele não mais vai trabalhar e sim só dar ordem . O vagabundo já não trabalhava e vai continuar a ser o vagabundo então ira perder dois homens.

Fazendo o contrario você estará ganhando um. Veja porque suponhamos que temos cinco homens e quatro bons e um ruim sendo ele o escolhido ele para não perder o lugar ira esforçar muito, então ganhamos um com os quatros bons que já tínhamos ficamos com cinco. Gostou.

__Gosta, eu gostei, mas achei sua idéia genial, mas pensando bem quer dizer que eu sou o vagabundo do grupo de lenhadores.

__Porque você esta me falando isso, Maneco. __u é você me escolheu como seu encarregado. __Mas perdi o meu melhor machadeiro, foi por isso que eu mudei, para escolher o pior.

E já que nos resolvemos esta reunião vá já cumprir minha ordem e assim saiu o Maneco para pegar o cavalo.

O senhor Maneco saiu para pegar um cavalo, e o Tião ficou pensativo, não é difícil ser patrão é só pensar

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 11/09/2016
Código do texto: T5757709
Classificação de conteúdo: seguro