afilhadod diabo 5ª capitulo

5ª capitulo

Tião deixou os dois ali brigando por causa do dinheiro, como tudo aquilo ali era agora dele, ele foi atraz do famoso cavalo em que o Jeremias sempre usava.

Lá no eito os amigos do Tião estavam por demais preocupados os sól já tinha passado do pino (sol a pino é quando a gente pisa em cima da sombra de nossa cabeça) eles já tinham almoçado e nem sinal do Tião e nem do Jeremias e Maneco falou: __Será que o Tião foi falar com o patrão os dois brigaram e o Tião meio louco matou o jeremias e esta preso. (Tomé) disse: __Se ele fez isso eu trabalho dobrado, mas sustento sua famia, eu só num mato ele porque sou, só trabaiado melhor dizendo só covarde. __Largue mão disso home, oce é um home honrando e home honrado num mata ninguém.

Tião agora montado no bonito cavalo de nome Faísca se aproximava do grupo de lenhadores bem próximo dali ele escondeu sua maleta e depois juntou o animar na espora para chegar do mesmo jeito que o jeremias chegava.

Horacio viu meio de zoeira e o bater de cascos do cavalo do patrão e gritou se preparem que o sovina esta chegando.

E todos começaram a derrubar arvore, era assim que todos se portavam, quando o homem estava presente, ninguém olhava para ele e o Tião começou a gritar igual o homem, mas o som de sua vos o denunciou e quem largou do machado primeiro foi o Maneco e correu ao seu encontro, mas vendo ele no cavalo do fazendeiro parou de chofre e falando com a vos tremula perguntou? __O Tião me conta meu amigo o que esta acontecendo, como explica oce montado no cavalo do home! Oce num fez nenhuma besteira, fez meu amigo.

__Não! Não se preocupem amigos eu só dei um jeito no velho sovina. (E Tomé falou) __Oce num mato o velho, mato. __Não meus amigos eu comprei as terras desse sovina, agora sou eu o seu patrão e como patrão eu vou dar folgas pro oceis hojé e desceu do cavalo e o Lucas correu para amarrar o garanhão.

E radiaram o caboclo Tião, ai ele deu vinte contos de reis (vinte notas amarela) para cada um dos homens e disse isso é só uma gorjeta porque agora em diante os salários dos meus empregados iram dobrarem.

(Maneco) __perguntou então o nosso salário será de quatro contos por semana vocês ganham hoje dois conto e agora que sou o patrão vocês vão ganhar quatro contos.

__Sim senho meus amigos, menos o salário do Maneco. E todos perguntaram, mas justo o Maneco, que entre todos nós ele é o seu melhor amigo.

__Eu sei respondeu o Tião Por isso mesmo que ele vai ganhar mais ele vai ser o chefe das três fazenda e por isso não pode ganhar o mesmo que oceis, ele vai ganhar vinte por semana. E montando no cavalo disse aos seus amigos hoje estão de folga para comprarem coisas na cidade. E porque que oce num faz como o velho sovina e não vende para nois lá no armazém da fazenda.

Tião que já estava saindo sofreou seu cavalo e virou para trás e falou: __Tai uma boa pergunta Maneco e foi você mesmo que respondeu, eu não vendo no armazém, como fazia o sovinha, porque eu não sou sovinha. Agora voceis vam para a cidade e comprem o que precisarem ou o que quiserem.

__Mas o Oliveira perguntou? Velho Tião antes que nois passe a te chamar de patrão e que ainda somos teus amigos, me explique como que um cara que no sábado, não tinha nem o que comer, pode na segunda feira, comprar as três fazendas do sovinha do Jeremias.

È que eu tinha jogado numa sorte grande e acabei ganhando e não se pergunta mais isso, eu já dei os vinte conto por isso vão gastar, e juntando o cavalo na espora ele foi embora para a cidade pois também precisava fazer suas compras, mas antes pegou sua maleta mágica coisas para sua casa, roupas para seus filhos e sua mulher.

Cada homem daqueles para ganhar um conto por dia tinha que calejar muito as mãos e o Tião estava dando vinte contos para cada um como uma gratificação e durante o serviço da semana ele iria pagar quetro conto e era mais ou menos quase um conto por dia e ouve até momento de enforia carregaram o velho Tião gritaram viva e depois que o Tião foi embora e cada um foi para sua casa contar para suas mulheres a grande novidade.

Mas antes de ir para a cidade o velho Tião passou na fazenda e pegou o fazendeiro já de saída e trocaram poucas palavras e Tião pegou as escrituras e partiu para a cidade fazer suas compras e a cavalo ele chegou bem antes do Jeremias.

Já o Jeremias com a carroça cheia, disse: __Nagib, vamos a cidade comigo assim você leva o carro de volta para a fazenda, e depois você toma um ônibus para onde quiser ir, pois já dei o que você, já tinha direito, eu vou ao banco depositar toda aquela grana.

Mas o gerente do banco exigiu que ele contasse, de onde veio o dinheiro, e Jeremias teve que contar que o Tião comprou suas terras.

A noticia espalhou se para a cidade. E o comentário era geral, pois era obsurdo um Zé mane como o Tião como iria comprar não uma, mas todas as terras do Jeremias.

E o comentário tinha fundamento, pois vejam só nem o banco tinha condição, para guardar todo aquele

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 09/09/2016
Código do texto: T5755187
Classificação de conteúdo: seguro