AFILHADO DO DIABO 4 CAPITULO

4ªcapitulo

todo o dinheiro e voltou para a casa foi ate o paiol e escondeu a maleta e entrou em casa e sua mulher quando o viu chegar já começou a chorar, pois imaginava ela que o marido tinha sido mandado embora do serviço e se com o trabalho já estava ruim imagine sem trabalho.

Mas Tião a tranqüilizou a dizendo: __Eu emprestei um certo valor em dinheiro e voltei para levar você e as criança para a cidade vamos fazer compras, veja o que as crianças precisam e você também . .__Mas não posso Tião acabei de dar a luz, vá você e compre o que achar que nos estamos precisando, ai ele fez umas contas a seu modo visto que era muio anarfa e calculou quanto ele daria para cada um dos amigos que sempre o ajudaram e também calculou o quanto deveria pagar para os amigos e optou por pagar, o dobro.

Ai sorri e disse agora esta melhor, esses meus amigos merecem até mais, ai avisou a mulher que ia sair e não sabia a hora de voltar.

Foi correndo pegar sua maleta para ir de encontro do Jeremias agora ele comprava aquelas fazendas e dava um pontapé nos fundilhos do fazendeiro.

Lá no corte de lenha os amigos já trabalhando muito tempo e o Tião não chegava e ele era sempre o primeiro, o sol já um pouco alto e eles preocupados com a demora do amigo Tião, e (Maneco falou) se o Tião não chegar já e pela altura do sol logo o Jeremias deve chegar aqui, e não vendo o Tião o velho vai ter um troço,e .

(Horacio) que era muito brincalhão falou __È o velho Jeremias terá um torço, mas o lombo do Tião ficará sem o couro, (Benedito) falou voceis estão esquentando muito a cabeça na casa do Tião deve ter nascido criança e por isso ele não veio, amanhã ele estará ai e tudo fica acertado, se o velho Jeremias chegar, nois inventa algumas coisa como que ele saiu porque sua mulher esta doente ou coisa aparecida.

E o sol subindo Maneco ia ate o alto do morro e olhava para o caminho e nada do Tião .

(Vargas) disse __Eu trabalho com o Tião há muitos anos e ele não é de faltar, e se faltou é porque a coisa é seria demais, mas logo à noite nois passa lá e fica sabendo o que, que ouve.

Enquanto isso o velho Tião se dirigia à casa do velho sovina seu patrão. Essa decisão ele tomou porque o velho sovina muita veses quando estava xingando seus empregados ele dizia: __Quem não esta contente, podem fazer duas coisas ou ir embora ou me comprar as fazendas, agora para comprar a fazenda precisava ter um bom cascalho (dinheiro), pois só a fazenda de madeira mede mile e duzentos alqueires de comprimento por oitocentos de largura e também tinha uma outra de gado essa um pouco menor uns setecentos de comprimento por quatrocentos e vinte de largura, cheia de bois e mais uma outra do mesmo tamanho onde se plantava agricultura é o homem era muito rico mesmo.

Isso tudo sem contar que na sede tinha mangueiras, coberta para cuidar de gado e silos e outras benfeitorias uma casa com muito conforto bastante quarto, piscina como ele não conhecia campainha ele bateu palma.

E foi atendido pelo mordomo (Nagib) __O que deseja Tião.

__Eu quero que você chame esse velho sovina, do seu patrão agora mesmo. Nagib olhou para o lenhador e falou: __Você enlouqueceu Tião, a esta hora, e olhou para o lado em que o sol estava nascendo, se eu fazer isso, ele manda eu embora e esfola você.

Não! Não estou ficando louco, não, quero que chame ele agora mesmo, se isso não acontecer, eu mesmo vou tirar ele da cama a tapa, e falou de tão perto que o senhor Nagib sintiu o alito do lenhador e chegou a tremer esse homem estaria louca ou coisa aparecida.

O lenhador vendo que o panaca do mordomo não iria chamar o homem ele invadiu a mansão do fazendeiro. O mordomo correu atrás e disse segurando o lenhador pelo paletó surrado que vestia: __Espere ai seu Tião eu vou chamar o homem.

__Assim esta melhor, eu espero, retrucou o lenhador. O Nagib foi até os aposentos do fazendeiro e bateu na porta com os nos dos dedos tok, tok, tok, e do outro lado da porta se ouviu __O que deseja Nagib, para me acordar a esta hora o sol nem saiu ainda.

E o empregado Nagib disse: __O lenhador Tião esta lá em baixo e deseja falar com o senhor e diz que é urgente.

O velho fazendeiro disse uns impropérios e mandou um recado, __Diga ao Tião, que eu não vou dar nem um centavo de adiantamento, pois ele já me deve muito, o melhor que ele tem a fazer é ir correndo no corte de lenha que daqui a pouco eu lá estarei e se não o ver com um machado na mão derrubando arvores, eu vou comer o fígado dele com limão rosa, e o esfolo como um cão danado.

E o mordomo Nagib falou: __Ele num esta a fim de pedir dinheiro não, ele esta falando em lhe comprar suas terras. __O que! Comprar minhas terras, sábado esse bexiguento não tinha nem o que comer só se assaltou um banco, e se fez isso, esta querendo comprar minhas terras com meu proprio dinheiro porque no banco da cidade só eu tenho dinheiro lá.

Daí o fazendeiro jeremias desceu e lá do alto da escada falou: __ Oque você quer aqui Tião.

__Comprar suas propriedades chutar seus fundilhos para bem longe daqui. Nesse momento meio o Tião

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 07/09/2016
Código do texto: T5753021
Classificação de conteúdo: seguro