PAI E FILHO: A busca

Em uma ensolarada manhã de domingo um garoto sai de casa a procura da Verdade, na esperança de entender o princípio que rege o universo e a vida. Em vão, seu pai o avisa antes de partir: “A Verdade irá libertá-lo. Mas antes, irá deixá-lo louco”. Sem dar-lhe ouvidos e sem entender o aforismo, o garoto inicia sua busca, encontrando algumas pessoas pelo caminho.

Primeiro, uma formosa e envolvente mulher que mais parecia uma fada. Com acentuada doçura, ela lhe diz que apenas três coisas são fundamentais para se obter a Verdade: "O Amor, o Poder e a Sabedoria. Mas não se pode tê-las a um só tempo. É necessário que se escolha uma delas, para que através da mesma, se possa chegar até a Verdade".

Em seguida, encontra um senhor baixo e obeso, sentado em uma posição engraçada. Com serenidade, ele lhe diz que a bela mulher mente. "O importante é encontrar um adequado equilíbrio entre todas as coisas. O Caminho do meio. Quanto mais pudermos vivenciá-las e equilibrá-las, mais nos aproximaremos da Verdade. Afinal, cada um de nós é um Deus. E cada um de nós sabe tudo".

Mais adiante o garoto se depara com um jovem de olhar profundo e estranho, e um vasto bigode. Com vivacidade, ele lhe pede para esquecer tudo que ouviu até então. "Para se encontrar a Verdade é necessário vivenciar experiências sem nenhum preconceito, tendo a mente e os olhos bem abertos. Jamais devemos nos contentar e nem temer nada, até atingirmos o Nirvana. Somente experimentando essa sensação de êxtase encontraremos a Verdade".

Finalmente ele encontra um homem segurando um cajado, vestido com uma longa túnica branca. Com fervor, ele lhe diz que a única forma para se conhecer a Verdade é ter muita fé. "Só a fé em Deus e a conseqüente devoção e respeito às leis divinas podem levá-lo ao seu objetivo. E se a jornada não se apresentar difícil e penosa é porque o caminho certo não foi percorrido".

Confuso e cansado, o garoto segue desolado na direção de sua casa. Quase chegando, encontra um senhor magro e alto que lhe pede sua atenção. Ele pára e ouve o que o homem tem a dizer: “Não temas e nem se impaciente. Quando sentires necessidade ouça apenas o seu coração. Dentro dele encontrarás a Verdade e viverás plenamente”.

Ao término daquele longo dia ele acha melhor desistir de sua busca. Resignado e feliz o garoto sente que ela já não é mais necessária, mesmo não sabendo explicar exatamente o motivo. Arrepiado e diante de uma grande paz interior, ele corre para abraçar seu pai.

Mello Cunha
Enviado por Mello Cunha em 15/08/2016
Reeditado em 20/08/2016
Código do texto: T5729070
Classificação de conteúdo: seguro