ENQUANTO A VERDADE NÃO CHEGA
 
Sem saber o que estava ocorrendo, Valéria manteve-se acordada, aguardando o esposo, até que foi vencida pelo cansaço. Richard retornou na madrugada, alcoolizado. Ao subir as escadas, precisou apoiar-se em Santiago. Valéria entristeceu-se ao ver a cena.
– O que está acontecendo?
Há algum tempo vinha desconfiada de que o marido estava lhe traindo. Por algum momento, chegou a acreditar que estivesse tendo um caso com Soraia; no entanto, Kiara, a auxiliar de serviços domésticos, disse-lhe que a babá estava namorando um dos netos de Samuel, o que a deixara feliz.
Valéria, após refletir sobre os últimos dias, lembrou-se de que as mudanças de Richard passaram a acontecer depois que estiveram em Feliz.
No dia seguinte, ao abrir as janelas do quarto, Valéria encantou-se com a paisagem. O ar agradável e campestre levou-a a um universo juvenil e poético que lhe trazia doces recordações. Richard, ao descer, disse-lhe que não iria tomar café, sentia-se indisposto. Ela se prontificou a marcar-lhe uma consulta com o cardiologista.  Agradeceu, mas dispensa serviços médicos.
Valéria aproximou-se e o abraçou com carinho. Ele nada falou, mas quando o telefone tocou, atendeu-o rapidamente e, à medida que ouvia a outra pessoa, um sorriso foi aflorando em seu rosto.  
Em seguida, solicitou que Santiago tirasse o carro da garagem, porque iria a uma reunião importante na empresa. Não sabia a hora que retornaria, tinham muito a decidir.
Durante a manhã, Valéria deu telefonemas a ex-colegas; brincou com a nenê; leu um pouco; conversou com os empregados; e, ao entrar no escritório do esposo, encontrou uma pasta com recibos de uma Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, assim como de móveis infantis.
Na metade da tarde, enquanto auxiliava os filhos em suas tarefas escolares, um rapaz ligou para falar com Richard e, como ele não estava, pediu-lhe que o avisasse que a entrega fora feita.
Valéria preocupou-se. O que o marido estava lhe escondendo?
 
Horas depois: Trim!... Trim!...
– Sim...
– Querida, estou viajando a trabalho. Ficarei três dias fora. Coloca algumas roupas na valise que, em quinze minutos, o motorista da firma irá buscá-la.
– O que aconteceu?
– Problemas na filial. Beijos.
– Beijos.
 
Valéria, mal o dia amanhecera, ligou para a Clínica de Ginecologia e Obstetrícia. Identificou-se como esposa do Sr. Richard. A secretária parabeniza-a pelo nascimento do Iago e avisa que o doutor passara no Hospital São João antes do almoço. Em choque, murmurou:
– Obrigada.
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 29/07/2016
Reeditado em 29/07/2016
Código do texto: T5713265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.