PLÁGIOS CONSENTIDOS

Se educados por Lavoisier, “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, e em paródia de Chacrinha, “nada se cria tudo se copia”, somos apenas......... ‘econômicos’ de novas ideias.

Minha mulher leu num jornal carioca sobre um espetáculo de música clássica, altos elogios a músicos e cantores de ópera, assumiu jamais ter ouvido falar em tal título e, bastante curiosa, fez o que chamou de “uma pesquisinha básica”. Alguém contra?!

SERSE (ou XERSE), de HANDEL – Ópera em 3 atos, apresentada pela primeira vez em Londres, 1738.

XERXES (rei, que desprezara a noiva ANASTRE) amava ROMILDA que amava ARSAMENE (irmão do rei) por quem ATALANTA (irmã de Romilda) era apaixonada, certo? Final feliz é que os namorados rompem fofocas, muitos disse-me-disse e tramoia mal elaborada, e após um casual quiproquó casam-se (às ocultas?) ROMILDA e ARSAMENE.

Estória por volta de 450 a. C., durante as Guerras Médicas entre a Pérsia e as cidades gregas – base livre no rei Xerxes, que ao início declara ‘amar’ a árvore plátano (‘platanus orientalis’), em atitude contemplativa sem ainda revelar personalidade despótica e tirânica. Não sei se a História (com ‘agá’) confirma este momento de doçura masculina...

Filosofia da personagem ROMILDA, ato I: “No amor, como na guerra, tudo é válido.”

“Já vi esse filme... – como se diz popularmente sobre fatos da vida real – ou estória parecidinha.” ELA se reviu mais jovem, naquele conhecido traje nacional, azul-marinho e branco, tentando avaliar a psicologia de “certos” personagens altamente populares e memorizados, num ‘retrato’ da *monotonia das relações amorosas com desfecho um tanto imprevisível.

Diz-se que todas as mulheres do mundo querem casar; em contrapartida, todos os homens do mundo n~.........

--------------------------------------------------------------------

HQ – TIRINHA DO LEITOR – 1-Mauro Miranda – Namoro para futuro casamento? – 1 quadrinho – Banco Cifrão, Robô oferecendo uma rosa vermelha à Caixa Eletrônica que exibe no painel um coração – Menino Manequinho: “Robô interesseiro!” // 2- Sandra Perna – Amor, personagens Purez & Pureza (bonequinhos nus, caracterizando os nomes) – 1 quadrinho – Na esteira, cenário paradisíaco à beira mar, beijando-se: “Quero ficar no teu corpo feito tatuagem... que é pra te dar coragem...” --- 2 quadrinhos – Lua cheia e céu cheio de coraçõezinhos brancos – Sentados num banco, beijando-se: “Noite e dia... quero estar com você. --- 4 quadrinhos – Discutindo, entender as diferenças – Um de costas para o outro, desafios do relacionamento – Ela batendo na porta, dividir problemas – Ele, atento, aprender a ceder – Casal se beijando, curtir os bons momentos que valem por tudo!

NOTA DO AUTOR:

1-GEORG FRIEDRICH HANDEL (1685 / 1759), um dos grandes mestres do barroco musical europeu, compositor alemão naturalizado britânico em 1726; libretista GIOVANNI BONOMINI.

2-*Poema QUADRILHA, CDA: “João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Lili que não amava ninguém / ......... / Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.”

F I M