VOZES DO PASSADO

Vozes do Passado

Peça escrita por Jorge Luiz Franco linhaça

O1 Dezembro de 2004

Personagens :

Um profeta Judeu

Uma Cristã Antiga

Um Nefita

Uma Pioneira

Profeta atual.

O texto da peça é baseado nas escrituras e nas palavras dos profetas modernos.

A idéia da peça veio de uma performance realizada pelo autor e membros da direção, durante as apresentações da peça “este é o lugar” dirigida pelo autor, na estaca São Paulo Brasil Penha, e apresentada nos dias 20 e 27 de novembro desse ano no teatro Silvio Romero.

VOZES DO PASSADO

Abertura

O profeta Judeu

Música de fundo

Iluminação : o foco deve se concentrar sobre o profeta e acompanha-lo pela cena a luz deve ter um filtro âmbar.

(baseado nas palavras de Isaias)

Ouvi ó Israel, pois eis que fala o senhor :

“Criei filhos e filhas e levantei-os dentre todos os povos , mas eles prevaricaram contra mim.

O boi conhece o seu dono e o jumento a sua manjedoura,mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Ai do povo que se corrompeu, dos filhos que se voltaram contra mim, como o cão volta ao vômito e a porca ao chafurdeiro.

Eis que vos deixaste tomar por um câncer espiritual que vos consome a alma e o espírito.

Vossa terra está assolada, vossas cidades abrasadas pelo fogo, estranhos devoram vossas terras.

Israel está como uma cabana na vinha, que terminada a colheita é abandonada e se despedaça com o tempo.

Eis que vossos sacrifícios e holocaustos não têm mais valor para mim, pois embora vos achegueis a mim com a gordura de vossos carneiros e com vossos lábios, longe estão de mim vossos corações.

Eis que vos juntais solenemente para me adorar, mas vossos corações não se voltam para mim. Não podeis ser aceitos por isso.

Vossas filhas se exaltam e andam com orgulho, seus olhares são imprudentes e andam como quem dança, sensualmente.Portanto o Senhor transformará sua beleza em feiúra, seus enfeites serão substituídos pelos grilhões da escravidão. E no lugar do cheiro suave de seus perfumes haverá fedor e no lugar dos cintos as cordas da escravidão.

Levantai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos, cessai de praticar o mal. Aprendei a praticar o bem, ajudai ao oprimido, fazei justiça ao órfão, tratai das causas das viúvas.

Vinde então e buscai-me, e ainda que vossos pecados sejam vermelhos como o carmim, se tornarão brancos como a neve.

Voltarei contra ti minha mão e purificarei as tuas escórias, tirar-te-ei todas as impurezas.Restituirei os teus juizes como eram dantes, e os teus conselheiros como antigamente, e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.

CENA I

A CRISTÃ PRIMITIVA

Música de fundo

Iluminação : deve ser colocada no centro do palco onde a personagem se posicionará, indo para a boca de cena.

Anos atrás um menino nos nasceu em uma manjedoura em Belém, da casa de Davi nasceu ele.

Fugindo da ordem de Herodes da matança dos inocentes, sua família refugiou-se no Egito.

Aos 12 anos foi encontrado na Sinagoga discutindo as leis com os sábios da época.

Aos 30 anos iniciou sua pregação, tornou-se um Rabi e chamou de entre o povo seus doze apóstolos.

Foi perseguido e morto pelos fariseus mas ao terceiro dia ressuscitou. Os apóstolos levaram ao mundo os seus ensinamentos.

As boas novas se espalharam pela terra, o evangelho de Cristo foi pregado aos gentios e todo tipo de pessoa se tornou Cristão.

As intransigências das leis judaicas foram substituídas pela lei do amor ao próximo e a Deus.

Os milagres se espalharam pela terra e os apóstolos dirigiram a Igreja.

Mas a perseguição foi implacável, cada dias mais e mais cristãos eram mortos e martirizados...os apóstolos e líderes fiéis da igreja foram mortos e a doutrina da igreja foi se poluindo com costumes pagãos.

A idolatria se tornou um costume aceito e até estimulado na igreja. Imagens dos apóstolos tornaram-se motivo de idolatria.

A política passou a interferir nos chamados da igreja, líderes eram chamados não mais por inspiração, mas pelos relacionamentos que tinham com outros membros influentes da Igreja.

A doutrina pura da igreja foi substituída por uma mistura de filosofias e costumes dos vários povos.

A apostasia foi tamanha que em breve não havia mais quem se lembrasse ou praticasse o evangelho ensinado por Cristo.

Não havia mais profetas sobre a terra e a organização deixada por Cristo deixou de existir.

A autoridade de Deus foi substituída pela política dos homens, os cargos passaram a ser disputados como prêmios e formas de força política. A inspiração foi substituída pelas relações de amizade e vantagens oferecidas.

As intrigas sacerdotais e o desejo de poder afastaram cada vez mais o povo das verdades do evangelho.

Por fim, a autoridade de Deus e o sacerdócio de Deus foram retirados da terra.

Nos vossos dias o Sacerdócio foi restaurado, tendes o privilégio de viver nesta dispensação, tendes um profeta vivo e o apostolado foi restaurado. Atentai às palavras dos apóstolos e profetas, vivei segundo os seus sábios conselhos. Estudai as escrituras, partilhai o evangelho, freqüentai os templos do Senhor, fazei a obra vicária.

A perseguição virá como sempre vem, mas se estiveres preparados não temereis.

Adeus...

CENA II

O NEFITA

Música de fundo:

Iluminação: com filtro azul, deve ser predominante na direita alta do palco

Atentai ó povo de Sião...Eis que vos falo como uma voz que clama do pó.

As trevas engoliram a luz...A princípio não nos demos conta da gravidade da situação...as pequenas coisas que aconteciam não pareciam ter importância...

O orgulho começou a tomar conta aos poucos de nossos corações...nossa ânsia por riquezas e bens consumia todo o nosso tempo..não havia mais espaço para cuidar dos pobres e necessitados...cada um só tinha tempo para cuidar de suas vidas...

A intriga passou a ser comum...cada qual disposto a abrir uma cova para seu irmão, desde que isso lhe trouxesse proveito próprio...meu povo aumentava em número e riqueza...mas os pobres eram isolados como portadores de uma doença contagiosa...O amor esfriou...as palavras dos profetas eram como fabulas mentirosas...expulsamos alguns...matamos outros...

Sepultamos os ensinamentos sagrados sob um entulho de orgulho e egoísmo...afinal o que importava era cada um cuidar de sua própria vida ...

Comíamos, bebíamos e nos divertíamos, na esperança de que se um dia fossemos chamados à presença de um Deus, ele justificaria nossas faltas ou nos castigaria com uns poucos açoites...afinal o que é uma mentirinha aqui...outra acolá?

Fomos avisados sobre a destruição iminente, mas não acreditamos naqueles que foram enviados para nos alertar...

Nosso povo tornou-se cada vez mais frio e a iniqüidade começou a fazer morada no coração da maioria do povo...pequenos pensamentos...pequenos atos...que levavam a outros um pouco maiores...até que os crimes se tornaram comuns...juizes eram subornados ou mortos...os maus dominavam os bons e os escravizavam...escarneciam daqueles que ainda temiam a Deus..vangloriavam-se se sua própria força e achavam que nada poderia destruí-los.

Mas eis que o flagelo veio...veio por meio de nossos irmãos que haviam se afastado de nós por muitos anos...enquanto nos entregávamos ao ócio e á devassidão, eles prosperam na terra e se tornaram um povo numeroso a ponto de nos combater...

Tentamos em vão persuadir o povo a humilhar-se diante do Criador , arrepender-se de seus pecados e buscar a sua misericórdia para que Deus nos livrasse da destruição...mas eles se vangloriavam de sua própria força ...Um após outro fomos caindo diante de nossos inimigos...Somos poucos os que restaram...eu sou um dos últimos de meu povo...

Estou preste a partir para a minha derradeira batalha, mas antes vim a vocês como um arauto para os alertar sobre o perigo que se abate sobre cada um de nós...Ouçam aos enviados do Pai...busquem ao Senhor em tudo o que tiverem de fazer e Ele vos conduzirá para o bem...aquele que for alertado, alerte ao seu próximo...Desenvolvam em vossos corações a Caridade que é o puro amor de Cristo, para com todos os homens e para com a família da fé.

Bem vejo que estão hoje empunhando o estandarte da Justiça...que estão trabalhando para que muitos venham a ter o conhecimento do Senhor...Trabalhem sempre para que este sentimento jamais se afaste de vossos corações apesar dos dardos inflamados do inimigo...Há muitas pessoas precisando de uma mão amiga para retornar ao povo de Deus, assim como muitas outras estão à espera de se tornarem o povo de Deus.

Empunhem seu estandarte...deixem que a vossa luz ilumine o caminho de seus irmãos até que eles possam andar pela sua própria luz...amem verdadeiramente o seu próximo como a si mesmos.

Ouço o som da batalha se aproximando...devo agora lutar até a hora de repousar com meus ancestrais...

Para vós o Clarim que chama os justos à batalha já soou...preparai-vos e levai vosso estandarte com dignidade e virtude...pois eis que o campo já está branco e pronto para a ceifa e fazem falta soldados de alto valor integrando as hostes do Senhor.

ADEUS! Que vosso destino seja mais glorioso que o nosso....

CENA III

A PIONEIRA

Música de fundo:

Iluminação: deve ser disposta na esquerda alta do palco, filtro vermelho

Em 1820,um jovem rapaz chamado Joseph Smith teve uma visão de Deus o Pai e seu filho Jesus Cristo.

Ao falar disso aos ministros religiosos de nosso tempo, foi acusado de blasfêmia.

Chamaram-no de visionário e louco, ainda sim cada vez mais conversos se uniam á Igreja.

Enfrentamos a intolerância em todos os lugares por onde passamos, as pessoas caçoavam de nossos costumes e não aceitavam que adorássemos a Deus segundo os ditames de nossa consciência.

Fomos expulsos de nossos lares varias vezes, mas seguir um profeta vivo fez realmente a diferença em nossas vidas. O testemunho pessoal do livro de Mórmon nos tornou um povo forte e perseverante. A liderança dos profetas nos deu as forças que por vezes nos faltavam para prosseguir.

A viajem para as montanhas rochosas foi dura e penosa,.Muitos de nossos irmãos e irmãs não resistiram ao inverno rigoroso e morreram no caminho.

Foram sepultados em covas rasas e por vezes apenas cobrimos os seus corpos com pedras para que os coiotes e abutres não pudessem alcançar seus corpos.

Os sofrimentos pelos quais passamos não podem ser plenamente imaginados por aqueles que não os viveram.

Governantes corruptos conspiravam contra o nosso povo, buscando a nossa destruição.

A Apostasia de muitos dos membros da Igreja foi uma grande pedra de tropeço para os membros, ainda assim permanecemos fiéis.

Ao chegarmos ao vale do lago salgado, sentimo-nos como os judeus ao entrarem na terra prometida.

Construir um Templo ao Senhor foi um privilégio e um grande sacrifício para todos nós, mas nada comparado ás bênçãos de termos a Casa do Senhor, onde pudemos realizar as ordenanças sagradas para nós mesmos e para os nossos ancestrais.

Acautelai-vos apenas em não serdes surpreendidos achando que tudo vai bem em Sião, Sião prospera, pois quando achares que não há mais trabalho para ser feito o crescimento da Igreja deixará de existir, as pessoas se filiarão á Igreja e a deixarão em seguida. Se deixarem de fazer suas visitas, freqüentar o templo, magnificar os seus chamados, o crescimento do reino de Deus será apenas ilusório.

Estou aqui hoje como uma voz do passado para agradecer pelo trabalho que têm feito a fim de manter acesa a chama do evangelho de Jesus Cristo, Vocês vivem em uma época maravilhosa, o evangelho é pregado a todas as nações, os missionários levam o evangelho aos confins da terra, os templos se espalham por todos os continentes dando a oportunidade a todos de freqüenta-los. Isso faz com que o nosso sacrifício no passado tenha valido a pena.

È a hora de me despedir...Alarguem os vossos passos e as bênçãos do senhor se derramarão sobre vós como o orvalho da noite. Adeus...

CENA IV

OS DIAS MODERNOS

Musica de fundo:

Iluminação : difusa, abrangendo a boca de cena, por onde o personagem deve transitar.

Meus queridos e amados irmãos e Amigos. Que maravilhoso privilégio é estar com vocês! Oro pela inspiração e orientação do Santo Espírito. Sou tão grato pela sua presença. Dezenas de pessoas reunidas nesta atividade.

Obrigado por sua presença, Obrigado por sua fé, por seu amor ao Senhor e Agradeço ao Senhor por suas bênçãos sobre vós.

É uma extraordinária oportunidade em estar aqui .

Estamos em 160 nações, mas 7% da população da Igreja reside no Brasil! e10% dos conversos que entram na igreja estão no Brasil. O Brasil é um grande campo de colheita da Igreja. Vocês são os frutos desta colheita.

Há 800.000 membros nesta nação e continua aumentando! Mas poderá ser duplicado, poderá ser triplicado se cada um de nós, se cada membro da igreja nesta grande nação viver o evangelho em todos os momentos e circunstâncias. A obra crescerá como nunca aconteceu.

Que Deus os abençoes! Vós fiéis membros da Igreja a viverem uma vida de tal forma que todos os que os conhecerem vejam algo diferente em vocês e perguntem o que é diferente, o que eu gostariam de obter em suas vidas.

Não há maior alegria do que sermos instrumentos do Senhor para realizar a conversão destas pessoas no reino de Deus. E quando estes conversos vierem, estendam seus braços e seu amor e façam-nos sentirem-se importantes. Façam que vejam que são seus amigos. Ajudem-nos a ficarem firmes na fé!

Jovens! Como vocês parecem tão lindos! Estamos esperando a sua apresentação hoje a noite!

Desafio a cada um a:

Serem verdadeiros a esta bondade que existe em vocês.

Nunca percam de Vista o fato de que são Filhos de Deus.

Que maravilho é saber que existe algo divino dentro de seu ser que Deus colocou para que possamos viver dignos desta herança. Vivemos num mundo saturado pela maldade que está em todos os lugares.

Ergam-se contra isso! Não se rendam! Sejam fiéis! Verdadeiros! Andem nos caminhos do Senhor!

Espero que cada rapaz e moça, homem e mulher, sejam sempre dignos de Entrarem no Templo e fazerem as ordenanças em benefício de outros que estão do outro lado do véu!

Não permitam que nada esteja no seu caminho que vos impeça de entrar no Templo e neste maravilhoso serviço para os que estão além do véu!

Não é apenas nesta nação mas em todos os lugares.

Não sei de outra época que houve mais maldade na terra do que em nossos dias!

Vocês, rapazes e moças, permaneçam fortes e fiéis!

Que Deus os abençoes com forças para resistir a estas coisas do mundo!

Aos jovens: Encontrem suas companheiras na igreja, namorem e casem-se dentro da igreja, serão felizes e gratos por fazerem isso.

Agora falo aos maridos e mulheres:

Vivam juntos em amor e apreciação, honrando um ao outro.

O Senhor os fez companheiros sobre o Plano do Evangelho. O homem não tem precedência sobre a mulher. Ele não vai à frente nem atrás. Eles vão juntos como companheiros e ao observarem eles este princípio, o tempo virá em que poderão agradecer por seu maravilhoso companheirismo.

Criem seus filhos com amor!

Paguem seus dízimos e ofertas!

O Senhor não pode nos abençoar a menos que vivamos e sejamos fiéis as sua leis. Ele nos fez promessas que ninguém pode nos fazer! Ele tem poder para cumprir as promessas que nos fez!

Eu espero que tenham as bênçãos da prosperidade, que as janelas dos céus se abram e que as bênçãos caiam sobre vocês!

O Senhor nos fez grandes promessas. Que vivamos dignos delas!

Espero que vocês leiam o Livro de Mórmon! Ele tem um poderoso espírito de conversão que toca o coração dos leitores.

Um banqueiro membro da Igreja tinha uma secretária que fumava muito. Um dia ela perguntou o que eu posso fazer para parar de fumar? Ele abriu a gaveta de sua escrivaninha e tirou um Livro de Mórmon e deu a ela e disse leia isso.

Após três ou quatro dias ela disse já li 200 páginas e não fala nada de cigarros, fumo, tabaco ou parar de fumar.

Ele disse, continue a ler: leia mais

Ela voltou depois de um tempo e disse já li 2/3 do livro e não fala nada de tabaco ou cigarros e ele disse você deve a continuar a ler.

Ela voltou depois de um tempo e disse: Li todo o livro, e ele não fala nada em qualquer lugar sobre cigarros ou parar de fumar, mas de alguma forma o desejo de fumar parou.

Eu encontrei esta mulher e agora ela é a Presidente da Sociedade de Socorro.

Eu li a história de um homem na Itália, da Cecília que queria ser um sacerdote católico e estudou, educou-se e tornou-se um, mas não estava satisfeito e então foi para a universidade e recebeu o doutorado e ainda assim não estava feliz. Finalmente renunciou e foi para Polônia aonde foi trabalhar como professor. Encontrou dois missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que lhe deram um Livro de Mórmon, e quando ele deu sentiu o poder de Deus para sua vida e foi batizado na Igreja! Foi o Presidente do Ramo! Outro dia queria saber se ele estava ativo, o Presidente da Estaca disse-me sim ele é um homem maravilhoso e digno e serve como um conselheiro da Presidência, tudo isso por causa do Livro de Mórmon!

Agora, que Deus os abençoes!

Vocês não se lembrarão de tudo o que eu falei, mas quero que não se esqueça de uma coisa: Que eu os Amo como meus companheiros nesta obra!

Deixo a minha certeza e meu testemunho e minhas bênçãos!

Que Deus os abençoes é a minha oração1

No sagrado nome de Jesus Cristo, Amém!

(Gordon B.Hinckley- discurso no Pacaembu,fev 2004)

Encerra-se a peça com o hino “Deus vos guarde”