BRANCA DE AÇÚCAR

Em um reino muito distante havia um rei, uma rainha e uma pequena princesa que se chamava Branca de Açúcar. Ela tinha pele branca como o açúcar, lábios vermelhos como uma maça e cabelos pretos como chocolate. Infelizmente a rainha ficou doente e morreu, e o rei que se sentiu muito sozinho casou-se outra vez.

A nova rainha era legal e gostava muito de sua enteada, e para mima lá lhe oferecia bolos, salgadinhos, doces e refrigerantes. Branca de Açúcar adorava os mimos da madrasta, pois adorava guloseimas e não comia na hora das refeições e as comidas saudáveis do reino.

Branca de Açúcar costumava brincar com as princesas de outros reinos de esconde- esconde, pular corda, amarelinhas, corre cotia, mas ela só queria ficar no videogame e assistindo desenhos animados.

Outro dia até tentou ler um livro que a amiga Alice, aquela do País das Maravilhas emprestou, que se intitulava: "Como correr atrás do coelho e não se cansar", mas a cadeira de balanço não aguentou e quebrou com seu peso.

A rainha preocupada com Branca de Açúcar pediu ajuda a seu espelho dizendo:

- Espelho, espelho meu! Há alguém que possa ajudar Branca de Açúcar?

- Respondia ele: Minha rainha existe nutricionistas em nosso reino que pode ajudar Branca de Açúcar chame-os, quem sabe eles podem ajuda-lá. Com o passar do tempo Branca de Açúcar foi ficando cada vez mais gulosa e os nutricionistas reais aconselhavam a rainha a oferecer alimentos saudáveis como alguns vegetais, mas menina açucarada recusava.

O rei acabou morrendo e a rainha ficou sozinha para cuidar de Branca de açúcar, e a cada dia que passava ela só queria comer guloseimas, nada de frutas, vegetais ou hortaliças. A rainha vendo a situação de sua enteada resolveu pela quinta vez chamar um nutricionista que convencesse a menina a comer verduras, legumes e frutas.

Mas Branca de Açúcar não queria saber mais dessa conversa e correu para a floresta.

A rainha preocupada com a menina açucarada pediu ajuda a seu espelho novamente dizendo:

- Espelho, espelho meu! Onde foi parar Branca de Açúcar?

- Respondia ele: Minha rainha, Branca de Açúcar ficou muito chateada com essa conversa de nutricionista e saiu correndo para floresta... quer dizer andando pois não aguenta correr(hahahahaha) pois já está acima do peso.

Branca de Açúcar andou, andou e andou (bom não muito porque ela já não tinha mais tanto pique) e avistou uma casinha engraçada que ficava do outro lado da ponte e resolveu entrar, pois já estava com fome.

Chegando à casinha ela entrou e avistou cadeiras de balanço, corda no chão, bicicletas, bolas, e muitos brinquedos que fazia tempo que ela não brincava. Ela tentou brincar com aquelas coisas, mas logo se sentiu cansada e resolveu procurar algo pra comer, beber e descansar um pouco.

Ela entrou e foi direto abrir a geladeira em busca de uma garrafa de refrigerante, mas o que encontrou ali foram duas jarras de sucos vegetais, um de cenoura e outro de beterraba, mas para ela eram refrigerantes de sabor laranja e o outro de uva. Procurou também bolachas e chocolates para comer, mas apenas encontrou frutas e legumes. Para matar a sede ela tomou um dos sucos e comeu uma maçã e pensou:

- Nossa que estranho, nunca tinha tomado este suco e comido uma fruta tão saborosa! Vou comer mais.

Ela resolveu subir ao primeiro andar da casinha tão pequena e acabou encontrando sete caminhas pequenas, cada uma com uma cor diferente, que acabou juntando e praticamente desmaiou, pois a muito tempo não subia escadas.

Os donos da casinha que eram sete anõezinhos vegetais, que voltaram para casa depois de um longo dia de colheita, cantando:

- Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou comer frutas e legumes, pois saudável eu sou, eu sou !!!

Os anõezinhos chegaram à sua casinha e acharam estranho, pois a luz estava acesa e disseram: - Nossa tem alguém em nossa casa! Disse o Anão Cenoura.

- Santa leguminosa, tomaram nosso suco e comeram nossas frutas! - disse o Anão Tomate.

Eles então ouviram um ronco enorme e resolveram ver o que era, subiram as escadas e se depararam com uma menina bem fofinha parecida com um algodão doce em suas caminhas.

De repente ela acordou e se espantou com os 7 anõezinhos e perguntou:

- Quem são vocês? Parece que estou sonhando com um dia de feira, que acontece toda quarta-feira e minha madrasta me obriga a ir.

Eles responderam: - Somos os 7 anõezinhos vegetais. E você? O que faz aqui?

Disse branca: - Sou Branca de Açúcar eu fugi do meu reino, pois minha madrasta me perturbada todos os dias com a história de nutricionistas e para comer coisas saudáveis, mas eu não gosto de nada disso eu gosto de doces.

Então o mestre dos anões, o Anão cenoura falou:

- Ter uma vida saudável não significa excluir os doces, você deve ter uma alimentação balanceada, pois os vegetais são fonte de vitaminas.

Eles então se apresentaram a ela:

- Eu sou o Anão Cenoura, e sou fonte de vitaminas A, C, B2 e B3, cálcio e potássio e sou importante para os olhos, para a pele e para os cabelos.

- Eu sou o Anão Beterraba, sou fonte de vitaminas e também possuo ferro, magnésio e zinco sou importante ao combate de anemia, e auxilio na formação óssea.

-Eu sou o Anão Tomate, e possuo fonte de sais minerais, ferro e potássio e sou importante para proteger o organismo de bactérias e reduzo vários tipos de câncer.

Eles conversaram bastante, balançaram no balanço, pularam corda, brincaram de bola, e com vários outros brinquedos, mas o tempo foi passando e os anõezinhos convenceram Branca de Açúcar a voltar para o seu reino, pois estava ficando tarde, e afinal das contas sua madrinha não estava errada em pedir que a menina açucarada se alimentasse melhor. Ela decidiu voltar e disse aos anõezinhos que sempre iria visitá-los.

Enfim Branca de Açúcar aprendeu sobre como se alimentar melhor com seus novos amigos da floresta, despediu-se dos anões vegetais e voltou para o reino alegre e contando a todos o que havia aprendido, que é possível comer doces, mas também comer frutas e legumes para ter uma alimentação saudável e ter energia para brincar e estudar.