Folhetim - Dorita - V

Quando chegou à porta da casa do coronel, bateu palmas, e surgiu no alpendre dona Dora que estava muito tensa mas ficou mais calma quando viu Sibonei, estava esperando por ela. A moça, depois dos cumprimentos, disse que desejava falar com o coronel. Dona Dora pediu que ela se sentasse e foi chamar o marido. Sibonei sentou-se no velho divã, o mesmo que ela colocava Dorita depois que ela adormecia após as crises. Ficou ali pensando no drama daquela família, condenada a viver a vida toda velando e cuidando de uma filha que não tinha ´juízo. Só podia ser castigo. Mas a sua religião imopedia-a de assimilar isso. Pensou em Pachola. Sibonei sempre teve muita fé no seu sexto sentido e ele lhe dizia que o negrinho não fora o culpado direto pela gravidez de Dorita. Este pensamento lhe dóia, mas ela admitia que Dorita, num momento de crise, tinha obrigado Pachola a nmanter relações com ela. Recordou das crises quando ela gritava da sacada da casa: "Eu quero um macho! Eu quero um macho!".

O coronel surgiu na sala com cara de poucos amigos. Fez um aceno com a cabeça para a moça, gostava dela, , mas foi logo advertindo-a com dureza:

- Se você veio pedir clemência para aquele negro, pode voltar. Vou capá-lo amanhã bem cedinho. Jpa mandei até afiar o facão. A você devo atenções e favores, mas em relação a esse negro safado e tarado não abro mão, não posso atendê-la. Pago com qualquer outro favor, é só você pedir.

Sibonei ouviu aquilo muito tensa, o coronel estava de pé com o seu tradicional chicote na mão e batia com ele na outra mão, a esquerda, sempre fazia isso quando estava com raiva. A moça ficou em dúvida se argumentava de acordo com o que tinha planejado depois de rezar na Igreja.

Nisso, dona Dora que gostava muito de Sibonei e notou que ela estava meio assustada, e que era, como já foi mencionado, braba que nem um siri, diziam que era o único ser humano que o coronel temia, disse áspera ao marido:

- Seja mais tolerante com a moça. Lembre-se que ela foi a única pessoa nesta cidade que ajudou Dorita quando precisamos de ajuda. Ouça o que ela tem a dizer. Mas antes se sente e pare de mexer com o diabo desse chicote que isso está me dando nos nervos. Chicote foi feito para se usar e não para se brincar ou querer amedrontar os outros.

- Continua -

P.S. Obrigado Fernandinha Xerez, Maria Mineirinha, Angelique bruxinha, Vera la morena, a msa do pedaço Norminha, Bertão, Elie... Estou agradecido e bestinha.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/03/2016
Código do texto: T5572447
Classificação de conteúdo: seguro