Folhetim - Dorita - III

Quando Dorita dez 18 anos, era também a idade de Sibonei, houve um período que os ataques de Dorita cessaram. Sibonei passava todos os dias na frente da casa do coronel, vindo do colégio, e conversava com dona Dora que sempre estava na janela, perguntava pela amiga e a mãe de Dorita respondia que a filha estava melhor, que nunca mais, graças a Deus, tivera uma crise, estava agora dizendo qe ia cuidar de um bonequinho de verdade, "Tem jeito, Sibonei?", comentava rindo dona Dora. Sibonei ria, mas achava que essa fantasia era positiva porque estava servindo para evitar os ataques de nervos, as crises.

Certo dia, Sibonei que já fizera sua opção pela carreira religiosa, estava jantando quando a criada de dona Dora, Toinha, que era irmã de Pachola, entou chorando e dizendo que tinha um recado de Pachola para Sibonei. A moça pensou que o coronel devia ter descoberto algum malfeito do negrinho e quertia castigá-lo, uma trapalhada, talvez um pequeno furto. Perguntou à negrinha se era isso. A negrinha respondeu chorando:

- Não, não foi nada disso, mas o coronel vai capar Pachola amanhã bem cedo na Fazenda Baraáuna. O pobre já tá amarrado nu no tronco.

Sibonei que penara num delito pequeno, ficou estarrecida com a resposta da negrinha. Se achava a agressão fisica, as chicotadas, tapas e bolos de palmatória um absurdo, avalie a capação de um ser humano. Petguntou à negrinha:

- Mas, Toinha, se não foi furto, o que foi de tão grave que Pachola fez que o coronel quer fazer uma coisa horrível dessa copm ele?

A negrinha sem parar de chorar revelou o delito:

- Pachola não roubou nada, SDinhá Sibonei. O caso foi que ele engravuidou Dorita.

Sibonei então se lembrou das vezes que passara na frente da casa de dona Dora e perguntara por Dorita, e a mãe dela sempre dizia que a filha inventara que iria cuidar de um bonequinho de verdade. Era a gravidez.

A negrinha fez um apelo à Sibonei:

- Olhe, Sinhá Sibonei, Pachola mandou dizer à senhora que não tem culpa nenhuma nesse negócio e que só fez o que Dorita mandou e exigiu, que fez isso com medo dela. E mandou pedir a vosmicê que fizesse um apelo ao coronel para que ele não fizesse essa desgraça de capá-lo. Ele lhe pede pelo amor de Deus.

- Continua -

P.S. Obrigado Fernqadinha, Marianinha,~Geórgia Angelique e Bertão por lerem meu folhetim. Abraço.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/03/2016
Código do texto: T5570577
Classificação de conteúdo: seguro