MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

Fevereiro de 2015, um jovem se aproxima do mestre e questiona o motivo de num país do carnaval, ter tantas mazelas, e afirma não entender o que comemoram de fato.

O professor, comovido com a sabedoria do jovem apenas informa que somos o que somos graças a fábrica de manipulação.

O jovem , entediado com a resposta vaga do mestre, senta e pede que ele continue suas afirmativas ou ajude-o a organizar seu pensamento.

O mestre olha bem firme nos olhos do aprendiz-professor, e entrega a ele um escrito para análise.

"Inspirado nas idéias de Noam Chomsky, o francês Sylvain Timsit elaborou a lista das “10 estratégias mais comuns de manipulação em massa através dos meios de comunicação de massa“

Sylvain Timsit elenca estratégias utilizadas diariamente há dezenas de anos para manobrar massas, criar um senso comum e conseguir fazer a população agir conforme interesses de uma pequena elite mundial.

Qualquer semelhança com a situação atual do Brasil não é mera coincidência, os grandes meios de comunicação sempre estiveram alinhados com essas elites e praticam incansavelmente várias dessas estratégias para manipular diariamente as massas, até chegar um momento que você realmente crê que o pensamento é seu.

1. A estratégia da Distração

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio, ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes.

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o público de interessar-se por conhecimentos essenciais, nas áreas da ciência, economia, psicologia, neurobiologia e cibernética.

“Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais“

As demais estrategias:http://yogui.co/10-estrategias-de-manipulacao-em-massa-utilizadas-diariamente-contra-voce/

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 08/02/2016
Reeditado em 23/01/2020
Código do texto: T5537474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.