Espelho

Um lago, cuja água límpida banhada de céu e sol ao dia, e ao anoitecer de lua e estrelas, a relva que o rodeia parecia ter sido delicamente criada para se deitar, logo adiante, árvores frondosas e densas, transformavam o local em um paraíso secreto, era somente o que separava o maravilhoso lago da cidade, no entanto, poucos o visitavam e muitos nem ao menos sabiam de sua existência...

Um desperdício afinal, mas confesso se não fosse isso, não seria tão especial para mim.

E eu, hoje sou apenas uma velha, como uma criança, deslumbrada por tamanha beleza.

Aquela,era a lembrança que minha mãe havia deixado.

Ahhh minha mãe! Transformou a visita a tal lago um ritual particular,desde quando eu comecei usar minhas pernas para andar até quando as dela faziam o mesmo. Me trazia periodicamente,sempre dizia que ali era seu refúgio,onde desabafava seus medos e angústias, alegrias e conquistas... Foi em seu último dia,que pediu sua visita final, e eu meramente não pude lhe negar tal desejo, e foi quando vi seus olhos brilharem uma última vez. Hoje a sinto em cada folha ou árvore, cada gota do lago, estrela ou raio de sol, assim como o ar, passando por cada canto. Ela havia me dado aquele lugar de presente e me ensinado a ama-lo e respeita-lo tanto quanto ela, mas somente mais tarde pude compreender o que o tornava tão precioso. Hoje venho e trago apenas as lembrançasque guardo em meu coração e meu corpo cansado. Lembro que deitava em sua margem, de barriga para baixo, e ver meu próprio reflexo na água, quando eu estava desolada, era como se o lago dissesse: "Garota, você está terrível. Anime-Se pois amanhã será melhor!". Quando estava feliz ou apaixonada, dizia " Como está radiante! Assim está bem melhor!", é por horas o ouvia, enquanto a sinfonia dos pássaros nos cercava, eu me sentia simplesmente parte daquilo como uma raiz de árvore. E todos os dias é lá que eu levava minha história.

E o magnífico motivo de tal legítima obra, é que sempre fora eu mesma, lá era onde eu encarava meus medos e angústias e comemorava minhas alegrias e conquistas... Onde eu via tudo pelo meu reflexo, todo meu passado, presente e futuro em cada marca do meu rosto refletido, toda minha essência estava depositada ali. O lago me conhecia como ninguém poderia, me compreendia e me mostrava a verdade. O lago era tanto eu quanto um dia fora minha mãe, e será minha filha. Este foi o maravilhoso segredo que minha mãe havia deixado...

Por Gil Pascoal

Gil Pascoal
Enviado por Gil Pascoal em 24/10/2015
Reeditado em 25/10/2017
Código do texto: T5425580
Classificação de conteúdo: seguro