Nomes e Renomes
Nos meus anos de trabalho, me deparei com os mais diferentes nomes, nas suas grafias desafiadoras ao olhos do leitor. Algumas vezes fazia-se de grande desafio até mesmo para os genitores.
Me lembro de uma vez de um bebê que atendi. O garoto trazia o nome de Akon Gusttavo (com todas as consoantes possíveis). De praxe, eu sempre peço a mãe ou ao acompanhante para repetir o nome. Neste caso a mãe me disse:
- Gusttavo!
- Mãe, e o primeiro nome?
- Não sei pronunciar.
Neste meio tive o prazer de conhecer D.ra Rosângela, figura emblemática, adorada por todos. Hematologista Pediatra, além de excelente profissional, trazia consigo um caderninho onde se encontrava uma enorme lista com os mais variados nomes possíveis. Ela é tão conhecida por esta relação com os nomes diferentes que recebe e-mails de amigos que não os vê anos, com relação de nomes diferentes.
Certo que ela nunca me disse qual era a sua história favorita, mas ela sempre me contava de uma paciente que ela teve. Pessoal do interior, humilde, analfabetos, traziam sua filha para consultar. A bela criança se chamava Estratela de Quica da Silva. Um prato cheio para sua lista de nomes né?! Incomodada com o nome tão diferente, a mesma indagou:
-Pessoal, de onde vocês tiraram esse nome?
Humildemente o pai respondeu:
- Olha, quando estive no cartório para fazer o registro, o moço perguntou qual o nome que eu queria colocar na minha filha. Eu expliquei que queria homenagear minha vózinha. Daí que ele perguntou o nome dela. Eu não sabia na época, mas disse pra ele: ES TRATA ELA DE QUICA.
Flávio Abdala
Belo Horizonte, 5 de outubro de 2015.