Dói n'alma essa verdade!

Quer saber quem são seus amigos verdadeiros?

- Fique sem dinheiro!

Enquanto não precisei contar trocados para comprar uma média de café, não consegui contar meus amigos. Eles se multiplicavam e me chamavam de "meu brother". Eram tantos que eu não lhes guardava os nomes.

Agora, que almoço se economizo do desjejum, janto se não faço as refeições anteriores, conto meus amigos numa mão e ainda me sobram dedos.

Porém, há uma brutal diferença! Estes, nunca se sobrepõem a mim, não me contam histórias que eu não possa checar, não me abraçam falsamente, não me fazem vãs promessas, não vêm e vão sem cessar. Além, me olham sempre de frente, me acenam franca e deliberadamente e me seguem leais aonde quer que eu vá. São os meus "brothers" verdadeiros. Destes, tenho mesmo do que orgulhar.

Quem são eles?

Um é Pardo, meu pássaro preto, sempre cantando para me alegrar as eternas horas. O outro é Toco, meu cão, um grosseira mistura, que sempre me encoraja, andando à frente do carrinho de quinquilharias que empurro pela cidade, revira as latas comigo em busca de um achado que ele nunca recusa dividir e quando me percebe desanimado, me salta ao colo e late, como a me dizer: "vai"!

Quando o dinheiro acaba, a amizade o segue, fraqueja o amor, dispersam-se os amigos, nada fica. Até mesmo as lembranças se vão.

Eustáquio Leite
Enviado por Eustáquio Leite em 02/08/2015
Reeditado em 13/12/2019
Código do texto: T5332088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.