capitulo XXXV Padre Umberto

Capitulo XXXV

adubação e correção de terra (04) gladeação, ai rezar para que Deus mande chuva a ai eclode as sementes e o feijão sai da terra também junto com o feijão vem o mato ai entra a primeira (05) capinassem e chega-se de terra depois de trinta dias precisa se de mais uma carpa (06) depois de noventa dias o feijão já esta no ponto de colheita ai precisa se (07) arrancar (08) secar (09) malhar e ensacar, ai o sitiante não pode ir ate o CEASA ai surge o atravessador que compra no sitio e trás para a cidade ai vejamos o agricultor coloca no seu produto o seu preço.

O atravessador pega o produto com o preço do agricultor e acrescenta, carreto e lucro, e vende para dono do mercado que pega o produto da mão do atravessador coloca mais transporte o seu lucro e imposto de circulação é esse o preço que umas das senhoras vão pagar.

__Mas minha senhora não se zangue, com o que eu vou falar agora, mas creio que nenhumas das senhoras moram em cima de uma pedra, e assim sendo todas tem um quintal, pôr menor que seja e acredito que da para plantar no mínimo uns cinqüenta pés de feijão,, na beira da cerca, e aguar com uma caneca, e nunca mais vocês iram precisar comprar feijão, também um canteirinho de verdura num fechadinho onde se possa também criar alguns frangos e algumas galinhas e tudo o que se produzir não se precisa comprar, e isso se reverte em economia para cada um.

__Padre criar frango no perímetro urbano não é proibido (perguntou um dos fiéis). E o prefeito da cidade estava presente e o padre Humberto disse: __Bem o que é proibido na zona urbana é o mau cheiro, se criar umas cinco galinhas e manter a higiene ninguém vai se incomodar, porque chiqueiro de porco que todo mundo diz que é sujo eu digo sem medo de errar, que quem cria porco, que porco é o dono, façam isso minhas senhoras, porque num cantinho nos podemos plantar chuchu, abóbora, e se ninguém quiser me perguntar mais nada eu encerro esta nossa reunião.

Todos foram para suas casas e Humberto foi para sua casa e usando o telefone ligou, para seu pai lá na firma dele, e a secretaria que atendeu. Alo escritório do Dr. Jairo.

__Cristina sou eu Humberto como vai você. __Eu vou indo muito bem padre Humberto e o senhor como voi, __Eu estou ótimo, mas queria falar com papai se possível. __Claro! Eu estou passando: O pai atendeu e conversaram um pouco e depois o padre falou. __Pai o senhor já distribuiu as sestas básicas dos seus funcionários.

Não filho! Porque essa pergunta, não esta passando fome, esta filho!

__Claro que não pai! É que eu fiquei sabendo hoje que aqui na minha paróquia, eu tenho trinta e cinco família passando fome, e eu não vou ter tempo, de na hora levantar estas cestas basicas, mas se o senhor me mandar essas para mim, e atrasar pôr uma semana, ai a entrega das cestas para seus funcionários, eu já terei condição de repor todas elas .

__Espere ai filho, eu tenho exatamente cinqüenta já embalada e amanhã bem cedo no mais tardar, à hora do almoço elas estarão ai em suas mãos e não será preciso repor não, eu faço essa doação, e aqui para os funcionário eu monto outra.

__ O brigado pai o senhor me emociona.

__Conte com seu velho pai, assim que precisar e quando ira voltar para nos visitar meu filho.

__Agora eu ando um pouco ocupado, mas assim que der um tempo eu irei chao pai e obrigado mesmo. Ai os telefones se desligaram.

Enquanto ele falava com seu pai, Vicente e mais outros vereadores que nunca iam a Igreja, mas com o padre Humberto no comando, os vereadores não faltaram mais.

E sairão junto comentando o trabalho do padre, e a convite do Vicente eles sairão a circular pela cidade, e puderam comprovar que todos estavam levando os ensinamentos do padre na risca, pois a cidade toda estava medindo seus quintais, comprando as sementes fechando galinheiro, outros já comprando os pintainhos, e os vereadores puderam notar que bastou um padre inteligente, para mudar o clima da cidade, e em um dado momento, o próprio seu Vicente parou, olhou para os demais vereadores e disse: __Vocês querem continuar seus passeios podem ir sem mim, eu vou cuidar da minha horta, não moro em cima da pedra.

E assim todos retornaram para suas casas e foram também executar os trabalhos determinados pelo padre.

À noite a Igreja estava cheia, e todos aguardavam o padre para rezar as orações, um terço ou uma outra ladainha e ai apareceu o padre Humberto, ele assumiu seu lugar, em frente ao altar pegou o microfone, e disse

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 30/07/2015
Código do texto: T5329036
Classificação de conteúdo: seguro