ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO
 
 

Arthur mora num condomínio vertical do Jardim Goiás. Na cobertura de uma torre, de frente para o Parque Flamboyant, da qual ele próprio foi o engenheiro. Ele, recentemente, vinha se considerando um sujeito politizado, mas apartidário. O mais próximo que chega, conforme pensava, de um partido era uma comunidade do facebook. Está indignado, segundo considera, com o descalabro da política, especialmente no quesito corrupção.
_ Esses socialistas estão destruindo o meu Brasil!
Pois é, Arthur é da elite, uma elite que acha que existe um Brasil deles. Acha também que tudo que fosse diferente do que ele pensa, é pobre, coletivo e analfabeto, é responsável por tudo "isso que ocorre por aí". Leu alguns livros na época da faculdade, sociologia era matéria obrigatória, mas nada lê ou escreve faz uns vinte anos. Nem mesmo jornais. Não quer dissabores. Só vê os telejornais matutinos da Globo e da Globonews. Mas se considera alfabetizado, muito diferente dessa esquerda nefasta e ignorante. Nesse ano resolveu ter participação política mais ativa. Bateu panelas teflon da varanda de seu apartamento em pelo menos duas ocasiões só nesse ano. Mas o fino da participação política são as manifestações. Em abril resolveu participar de um "Fora Dilma!" lá no centro. Foi de carro até a Avenida Independência, perto da Praça do Trabalhador (Arrh!!). Quis estacionar, mas não encontrou vaga onde coubessa sua SUV. Estacionou irregularmente, e saiu vestido com sua camisa amarela do Neymar, "oficial", comprada na época da copa, e empunhando a sua cartolina onde estava escrito didaticamente: "Fora PTralhas", e começou a fazer festa com as mãos, postando automaticamente vídeos e fotos no facebook. No final da manifestação estava todo queimado pelo sol e distante aproximadamente 5 quilômetros de seu carro. Tomou um táxi até onde ele estava. Chegando lá, imediatamente observou que tinha sido multado por estacionamento irregular, conforme era informado por um papel que estava sob o limpador de parabrisas. 
_ Filhos da Puta!!
Bradou em perfeita harmonia com o seu pensamento político. Assim é que alguém que luta pelo bem do país é tratado!! Ele, um cidadão do bem era assim achincalhado pela administração comunista e corrupta da prefeitura. Pegou o papel da multa e colocou no painel do carro. Chegando em casa começou a dar alguns telefonemas, dissertando a respeito da injusta multa que havia recebido. Não era questão de dinheiro, não tinha problemas quanto a isso. É questão de princípio: a falta de respeito com que pessoas de bem são tratadas, enquanto bandidos vivem como nababos nas prisões "públicas", com o dinheiro dos impostos que ele paga, embora tente por diversas formas sonegar. Deu outro telefonema, para um deputado estadual amigo seu, também como ele pertencente à maçonaria. Onde o conheceu.
_ E aí amigo. Vou te contar o que aconteceu comigo.
Contou minuciosamente o ocorrido.
_ Como você indicou o presidente do Detran, queria que você limpasse minha barra por lá. É injusto que eu fique com esse prejuízo. Cê sabe, uma mão lava a outra.
_ Claro! Pode ficar tranquilo. Amigo é para essas coisas.
O engenheiro  desligou o telefone certo de que era uma pessoa de bem, com a alma lavada por contribuir para o bem do país. Então gritou para a empregada:
_ Maria do Socorro! Desenrola com a comida. 
E lá continuou ela  cozinhando nas panelas novinhas... mas completamente amassadas pelo engajamento político do Nhonhô!