250 km/h na pista contrária

Escolhas certas ou erradas...Isso nos rodeia 24 horas por dia. Por mais que o pensamente grite "está certo" com certeza vai estar errado para alguém. Na maioria das vezes é assim: você faz a escolha certa para você, mas desencadeia uma cascata de coisas erradas na vida de pessoas que você ama mesmo não querendo isso. Eu passei uma vida toda tentando ser um bom garoto e bom filho para meus pais, mas se a escolha certa para mim, irá me tornar o pior filho do mundo, talvez serei obrigado a aceitar.

Estou sentado em uma lanchonete 24 horas bem no centro da cidade. Meu olhar está focado na rua, onde um carro o outro passa. Quando não há nenhum carro, a rua se torna mais um pedaço de asfalto frio, sujo e de cimento. Bom, eu posso entender isso, porque talvez a partir desta noite, eu me torne mais uma daquelas pessoas que se transformaram apenas em um pedaço de asfalto velho, sujo e sem sentimentos. Volto o olhar para dentro na lanchonete. Estou quase sozinho aqui. Olho ao redor e vejo um homem sentado na mesa perto da porta de entrado lendo um jornal. Uma mulher com o uniforme de trabalho, mas sem o avental. Provavelmente seu turno acabou e ela está tomando café, ou jantando. Olho em direção ao balção e vejo um homem mais velho com um olhar triste e de dor. Fixo meus olhos nele, pois quero entender o que se passa em sua mente. Talvez eu faça isso para tampar os meus problemas e estar com medo de como essa noite pode acabar, ou pelo simples fato de eu possuir um bom coração. Melhor não, pois acredito que as vezes a melhor solução é ficar só com seus próprios pensamentos.

Estou aflito e não paro de olhar meu relógio. Já é quase a 1 hora da manhã e eu não sei o que fazer. Viver um grande amor e ser feliz, ou simplesmente fazer parte de um casamento arranjado, fazendo com que meus pais fiquem felizes. Quando olho para o lado vejo que aquele senhor sentado na cadeira ao balção está me olhando. Olho para a mesa e fico fitando o meu guardanapo e penso comigo mesmo "Será que ele percebeu que estou aflito? Será que ele viu que eu o observo de minuto em minuto? Meu Deus, o que faço agora?" Estou perdido em meus pensamentos até que ouço um assovio. Volto para o mundo real em segundos e olho ao redor. Ele está me chamando para sentar na cadeira ao lado dele. Fico com um pouco de receio em ir até lá, não por medo de ser assaltado ou coisa assim, mas sim pelo medo de começar a falar tudo o que tenho trancado aqui dentro e começar a chorar aqui na lanchonete. Ele aparenta ter mais que 50 anos, devido ao seu cabelo grisalho e um pouco de barba branca.

Ainda exitando um pouco vou até lá. Sentei me ao lado dele. Havia uma xícara de café em sua frente, e nela ele ainda brincava com uma pequena colher fazendo círculos no meio do café.

-Não é muito delicado ficar encarando as pessoas assim sem dar um "oi" —De canto de olho pude ver um sorriso em seu rosto.

Sua voz saiu tão intensa e tão forte e ao mesmo tempo tão calma, igual a de um pai dizendo algo importante para o filho.

- Ah, desculpe! Não era minha intenção atrapalhar o senhor.

-Meu jovem, você não me atrapalhou de jeito algum. Eu pude ver em todas vezes que olhava para cá, que seu olhar chegava com uma ponta de desespero e dor. No início achei que minha presença estava incomodando, mas logo perdi essa impressão, pois vi que você olhava com esse mesmo olhar para tudo e todos, desde a rua, até aqui dentro.

Fui pego de surpresa. Eu realmente não sabia o que falar. Nunca imaginei que minha aflição ficava tão aparente assim.

- Desculpe —Disse grunhindo.

- Não é para mim que você precisa se desculpar, mas sim para você mesmo.

-Não entendi o senhor.

- Estou sentado aqui desde as 19 horas da noite. Havia marcado um encontro com a mulher mais perfeita desse mundo as 19:30. Dada as 20 horas, pensei comigo mesmo "ela já está chegando. Eu sei que está". Depois das 22 horas comecei a pensar que talvez algum acidente aconteceu e ela não conseguiu chegar. Então olhei para meu celular para ver se havia alguma mensagem e adivinhe: Nada. Lá pela 00:00 eu vi que essa mulher perfeita não passou de pura imaginação e foi nesse momento em que meus olhos se encheram de dor, tristeza e ao mesmo tempo te peguei me encarando.

- Senhor, desculpe, mas eu realmente não entendi isso com o fato de eu pedir desculpas para mim mesmo.

- Meu caro jovem, a 3 anos atrás eu fui diagnosticado com um melanoma, um câncer de pele. Quando descobri isso queria sumir do mapa. Então fui viajar de barco e lá conheci essa incrível garota.

- Mas... — Tento falar algo, mas logo fui interrompido por ele.

- Essa incrível garota não passou de um dos sintomas do melanoma. Meu câncer foi diagnosticado em fase terminal, e um desses sintomas são alucinações. Essa mulher não passou apenas de uma alucinação. Hoje por volta da 00:00 eu percebi que passei 3 anos da minha vida amando a distância e aparentemente "apaixonado" por uma alucinação. Hoje seria nosso primeiro encontro desde o "encontro" que nunca existiu no navio.

- Desculpe, mas ainda não entendi.

- Perdemos tempo valioso de nossa vida com pedidos de desculpas para coisas que não são motivo da mesma. Meus médicos viviam dizendo "desculpe não poder ajudar o senhor e blá blá blá". Sempre que algum deles dizia isso, sentia vontade de estourar os miolos deles, pois a culpa nunca foi deles. Na verdade, ela nunca foi de ninguém. Agora você tem uma oportunidade de fazer a diferença e ser feliz. Se você perder isso e no futuro sentir culpa, sim, realmente a culpa será sua, pois você poderia ter feito a escolha da SUA felicidade, mas não a fez.

- O senhor não me conhece.

-Não, não o conheço, mas tenho olhos. Você está com uma aliança de noivado no seu dedo. Desde que chegou aqui, você tira, coloca e gira esta aliança na mão, como se estivesse em dúvida de algo.

- Preciso escolher entre fugir com o meu verdadeiro amor ou me casar com uma garota e viver o resto da minha vida em um casamento infeliz.

- Você o possui o dom da escolha. Ninguém no mundo pode decidir isso além de você. O amor é algo complicado de se descrever, porém é a coisa mais fácil de sentir. Se eu pudesse voltar no tempo e tivesse duas escolhas, sendo que as duas me levariam a morte no final, eu escolheria essa ilusão que vivo a 3 anos, pois foi um tempo curto, mas foi o tempo mais feliz da minha vida.

Rapidamente ele lançou um sorriso, deixou umas moedas pelo café e foi porta a fora como uma rajada de vento. O observei indo embora até sumir na escuridão sem o grande amor de sua vida ao seu lado, mas no entanto, ele parecia feliz, pois acredito que ele provou do verdadeiro amor, mesmo sendo apenas uma ilusão causada pela sua doença.

Estou escondido no arbusto e posso ver a placa de 40km/h onde marcamos que dali juntos fugiriamos em sua caminhonete. Olho no relógio e já estou aqui a 30 min, já são quase 4 da manhã. Lentamente ouço um carro se aproximando. O barulho fica cada vez mais forte, até parar em frente a placa. Agora é a hora de eu aparecer, entrar e seguir viagem rumo a felicidade, mas não, meu coração acelera, meus pés param e com isso eu paro. Fico em silêncio até a primeira lágrima escorrer dos meus olhos, e quando vejo, já estou tomado por elas. Observo a caminhonete C10 ano 1974 ir rumo ao horizonte e ficando cada vez menor aos meus olhos e vejo também que junto com ela toda minha felicidade está indo embora para nunca mais voltar.

Emit
Enviado por Emit em 02/07/2015
Código do texto: T5297457
Classificação de conteúdo: seguro