vortex do ocaso

Um quarto , que se meio apressado tornaria-se um caos , e a cada movimento,o espaço fracionário de seus pés eram preenchido pelo o som opaco da bengala,esta,que trazendo em tom sombrio o sustento de cada passo ,cada folego, cada ar ,conduzida por mãos enrijecidamente frágeis , de veias dilatadas e pele dócil , esta , feita de madeira que sustentava não só a matéria mas a alma, gritava ,e a cada impacto sobre o chão berrava declamando a reverencia da passagem de um corpo , não um qualquer , porem um dos que , mesmo de tecidos enrugado e estrutura tênue , o esqueleto do espirito brigava em um combate árduo não só com a gravidade física , mas também com a gravidade da morte.E disto se fazia cada passo.

Assim era, todos os dias , o percurso do quarto a sala , uma luta descomunal com o tempo e com a paciência , sendo a ultima um uniforme, que naquele estagio de vida nunca mais sairia do corpo ,muitas vezes transmutando-se numa camisa de força que oscilava entre o conter e o impulso ; Então , sempre ao meio do caminho,ante a sala , encostando-se na coluna de seu inicio , ofegava .Em suma olhos precisos e raivosos deslumbravam o que o espirito sempre nos envolveu desde o inicio , resistência. Logo, um quarto novamente , continuando pouco a pouco o curso até o sofá ,e esse quando perto jogava-se o corpo sobre ,e um alivio brotava sobre o rosto ,vindo assim, alguns minutos recostado e degustados com fervor:

-É !! na vida sempre fiz algo similar a este percurso , porém nenhum fiz tanto gozo de chegar no final e descansar as pernas.

dito isso , tornou a degustar o comodo -"o que há de ser o descanso da alma"- murmurou, pouco antes de ouvir um som da porta .

Ola!!- disse uma mulher adentrando a sala - como esta mãe ?

-Engolida na praxe da velhice , não há de ter tédio , tédio e mais tédio minha filha- disse

-Então esta bem.- sorriu a filha, sentando no sofá - olha! passando pela rua num espanto vi o livreto que a senhora queria , esta ai .

háaa!!!-esbouçando uma alegria na face bruta- Ivan linche, esta ai minha querida, uma pessoa que soube morrer- disse soltando uma gargalhada.

só a senhora para tratar-se da morte despreocupada.

Mas de que se preocupar?? não tem jeito , por mim até materializava a morte ou o que ela realmente seja. Ao menos ia propor companhia na sua ausência -relatou a senhora serena.

mamãe!!!-a filha ficou meio inconformada pela atitude da mãe.

Mas é sério , até com ela jogaria um xadrez como naquele filme.. aquele que seu pai via na televisão...

sim , sei -disse a filha

Então , se meus ossos não esfarelarem quando movesse ao menos o pião , porque agora desejaria era ter-los de plásticos , sabe aqueles resistente? ia me desdobrar por ai sem incomodo ...,é minha filha, é cada fisgada que me vem aos ossos ...; mas o filme era muito bom!

sim -disse com um olhar distante- papai , adorava filmes...;mas também não é pra tanto né mãe ? ficar velha não é de todo o mal , acho que há muito exagero da parte da senhora.

Há jovens! enquanto não pressentirem o verme do tempo lhes corroendo não se conformam .Filha! a velhice é o conhecimento de tudo.

então porque recla...

Deixe-me falar-interrompeu a senhora- parece que não te dei modos todo esses anos.voltando, a velhice é o conhecimento, mas também é como todas as coisas que em demasia lhe engole, e a faz perder o controle sobre tal, assim como no amor, com o dinheiro , fama e etc. é por isso que a velhice é um tédio, pois todos bem sabe que eu sou possessiva ,não admito que algo domine-me por completo, mas , não há como correr. porém bem que adaptei-me rápido a não resistir esta natureza... foi de tanto ver quando mais nova , no campo, quando eu sempre ia pegar frutas do pé , só que conseguia poucas , mesmo na época,que ali no mesmo pé havia um senhor que só esperava,e ficava o dia todo assim , a espera .Então, quando batia um vento sobre a arvore la ia ele , com o sorriso sobre o rosto colhendo varias frutinhas caídas sem nenhum esforço. logo percebi que desse jeito rege a vida quando estamos velha, paciência! a preocupação que tudo aconteça de imediato se esvai, e fica tu la, só esperando , e a arvore da vida recebe os ventos do acaso,deixando seus frutos a merce na hora certa , é a natureza!....mas é claro que isso, ao meu ver, de nada funciona quando se tem diabete , ou problema de pressão e outros desprazeres que a vida lhe trás, ai, nada funciona e tudo é uma corrida contra o tempo , mesmo sabendo que já estás a ponto de morrer ,seguimos contra.É engraçado como nossa alma é teimosa, eu admiro essa teimosia , porque através dela conseguimos varias coisas , tantas por ai , tantas coisas no mundo que nem tem mais espaço direito.

A filha sorriu com lacrimejo nos olhos , - AI MÃE, O QUE SERIA EU SE A SENHORA NÃO EXISTISSE .

Realmente ,tu não serias nada , pois saiu de mim - gargalhou a senhora, e por um momento ficou distante e retomou a dizer- sabe , quando chegamos a um certo tempo tudo parece parar .

parar?-disse a filha-parar como ?

Parar de vez , chega um tempo que o futuro não preza, e se neste muito pensar vem um aperto na alma , porque nesse estagio sabemos o nosso futuro , é ele o encontra com a assexuada de preto .

Assexuada de preto?-riu a filha

Sim , não sei o que é a morte , mas o futuro , o simbolo do pregresso se contrai tanto com o nosso medo de morrer que começamos a lembrar do passado sem parar, a qualquer momento estamos sobre o passado , voltamos a ficar preso no inicio com a fuga do final , e acredita que os jovens tanto querem chegar ao fim da vida ?,... quando esses encontrarem-se na minha posição irão ver esta paralisia, sentirão o tédio ... isso mais parece um colapso de apartar o futuro, sabe , como naquela tragedia grega na mitologia , a velhice é como o titã comendo as novidades... o engraçado é que sinto-me as vezes dentro do estomago desse.

sim , concordo ! Queremos totalmente o futuro , e este futuro não é um proveito do que estar por vir , mas sim desfrutar o presente do futuro , pois , neste seculo agora mamãe , o contagio de se aproveitar o momento é muito forte , queremos agora viver o presente , e poucos pensamos no que vem depois , ou o que possa não vir depois , rompemos o sonho , e com ele o futuro ,as vezes esquecemos até do passado...talvez se houvesse algo como neo-cronos que engolisse esse pós-modernismo melhorasse algo.

Então ser velha não é tão mal - sorriu- momentos celebres tive quando me afoguei inúmeras vezes em meus sonhos,nunca me arrependo...

Sua cabeça se encosta na quina do sofá, seu olhos precisam para cima , suas lagrimas escorrem dos olhos molhando o sorriso brotando no rosto.

nossa!!! -disse a filha- mas que moscas são essas!??-disse espantada

A senhora sorriu mais forte dizendo: sentiram o meu cheiro!! sabem o meu futuro as moscas.... podem seu filhos , os vermes, comerem minha carne , mas nunca, digo nunca!!... comeram minha alma.... e as lagrimas que agora derramo, são como o mistério da vida, tanto de alegria quanto de tristeza hoje elas caem, e aqui deixo meus pingos de existência.

Assim , fez-se um silencio, e sua filha chorando sobre o corpo da mãe , desesperada, sobre uma nuvem de moscas disse ela a sua mãe

-Se a tua existência se resume ao fim em lagrimas ,irei eu agora recolhe-las

E com o nevoeiro de moscas mais denso , ela se desprende da mãe e sua imagem se desfaz. vendo-se agora,com o copo na mão , de lagrimas secas, olha para este retirando a coberta da lembrança , pende a sorrir levemente.botando o copo sobre a cabeceira , passando as mãos sobre o cabelo grisalho , descendo, agora da cama , pega sua bengala seguindo diante a sala.

Um quarto , que se meio apressado...

TVeiga
Enviado por TVeiga em 29/05/2015
Reeditado em 12/06/2015
Código do texto: T5259576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.