Coisas de Candinha

Coisas de Candinha

Ela surge na porta do casarão e logo seus gritos são ouvidos por toda a fazenda, eu e meu irmão nos escondemos, cedo demais pra tomar banho... O mangueirão dos jegues é melhor esconderijo, ela odeia o cheiro do curral. Candinha é a negra mais gorda e mais brava de toda região, mamãe deu permissão para que ela nos corrija com rigor e com algumas palmadas, mas para isso ela precisa nos pegar... Os gritos insistentes estão mais perto e fugimos em corrida para o meio do pomar de laranjas, onde o cheiro é muito melhor e ainda podemos matar a sede. Meu irmão criava um porco do mato chamado Chico e com certeza era mais porco do que ele. Estava todo coberto da lama do curral, Candinha iria esfregar seu couro com tijolo, ou com bucha nova arrancada da cerca a pouco, sem amaciar. Vai gritar mais que ela...

Escondido em uma vala vejo as pernas grossas dela passando em passo rápido, como consegue ir tão rápido com aquele corpanzil?

- Vou pegar vocês seus moleques, venham já aqui que esta na hora do banho, sua mãe e seu pai já vão chegar...

Porque adulto tem hora pra tudo?

Hora de banho, hora de comer, hora de estudar...

Gritos...

O porquinho foi pego...

Tento continuar minha fuga e sou surpreendido pelo braço longo e forte da negra gorducha.

- porque vocês fazem isso comigo todos os dias?

Pulo no seu colo e dou um abraço apertado e um beijo em sua bochecha,

Candinha, o que vamos fazer depois do banho?

- vou dar o jantar para os dois e contar um estória, mas nada de coisas de medo...

Eu e meu irmão sujinho entoamos em coro...

Fantasmas, fantasmas!!

- uma apenas ou a sinhá vai brigar comigo, agora já pra dentro da tina que vocês estão imundos!

Banho quentinho, pijama felpudo e o colo macio de Candinha.

Sem gritos, agora ela fala baixinho e nos contas as lendas do sertão, o saci atentado, a mula sem cabeça aterrorizante, o lobisomem, que dizem ser seu Onofre que vira fera na lua cheia, e tantas outras criaturas das nossas matas que estão logo ali no meu quintal.

Meus olhos estão quase se fechando, sinto o beijo da minha Candinha em minha testa. Preciso dormir, amanhã tem tudo de novo.