791-EXISTE VIDA EM TOMBUKTU-Notícia Comentada

Por muito tempo pensei que não existisse. Quando lia livros de aventuras de beduínos, tuaregues e outras tribos do deserto de Sahara, a cidade era apresentada como tão distante e misteriosa, que tinha a ideia de ser pura lenda.

Mas existe e é notícia.

Para quem não sabe (como eu não sabia há pouco), Tombukutu é capital do departamento de igual nome, região noroeste do Mali, na África ocidental. A cidade tem quase mil anos, e foi importante entreposto comercial, aonde caravanas iam para adquirir sal, explorado em minas a céu aberto no meio do deserto.

Hoje, já não tem mais a importância de antigamente e as dunas do deserto avançam sobre a cidade, já tendo soterrado uma pequena parte dos arredores.

Parece que foi por lá que o Judas perdeu as botas.

Eis que um fato bastante pitoresco colocou a cidade nas páginas dos jornais e nas telas da TV.

Fato seguinte: em recente visita (1º. Semestre de 2013) ao Mali, o presidente francês François Hollande estendeu sua viagem até ao norte do país, a fim de visitar Tombukutu.

A visita, relacionada com a ajuda francesa às tropas legais do Mali contra revolucionários separatistas, foi coroada de êxito, pois raramente um dignitário europeu ou de qualquer outra parte do mundo se atreve por aquelas bandas de sol e areia.

Festejado e homenageado, o presidente foi presenteado, ao final da visita, pelo chefe da cidade com um camelo.

Transportar o camelo para a França teria todos os inconvenientes: difícil de lidar com o bicho em viagem, poderia o presidente, ao chegar a Paris com o deselegante animal, ser tachado de antiecológico, por patrulheiros ecológicos e de outras coisas pelos adversários políticos.

Acertou então com o soba a guarda e o tratamento do animal no seu próprio habitat. O soba concordou, prometendo que seria tratado com cuidado, como se fosse de sua propriedade.

Acontece que por motivos óbvios (é o único animal que existe por ali) a carne de camelo é apreciada pelos habitantes da região, constituindo os “miúdos” iguaria sem igual.

E foi assim que o camelo do presidente acabou na panela do soba de Tombukutu, num banquete festivo em comemoração ao dia da África, ou coisa assim.

O presidente francês foi devidamente informado da morte (sem declinar a causa mortis) do seu camelo, presente do próprio soba comilão de Tombukutu.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte 4 de julho de 2013

Conto #791 da Série 1.OOO HISTÓRIAS.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 04/05/2015
Código do texto: T5230098
Classificação de conteúdo: seguro