iX Padre Umberto

Capitulo IX

E Humberto respondeu: __Padre Humberto o pároco da cidade bom dia senhor.

Jeremias deu um pulo como se alguém lhe espetasse seus fundilhos com uma agulha, e fechando o livro como a se esconder algo: Depois de refeito do susto perguntou?

__Será que morri e não percebi (enquanto falava ele se apalpava para ver se achava algum ferimento no corpo).E continuando a falar disse: que eu tenha conhecimento nunca um padre veio aqui antes, e alguma reclamação, alguém que perdeu tudo e foi chorar as pitangas para o padre.

Humberto ate achou graça, mas falou. __Não senhor! Não vim cobrar lhe nada, mas pretendo fazer uma sociedade.

Falando em sociedade os olhos do Jeremias já apareceu dois $$ (cifrões). Mas Humberto o corrigiu: __Calma senhor, nessa sociedade eu não vou lhe oferecer dinheiro, mas quem sabe uns pontos para discutir seu lugar Lá no céu.

Ai o dono da espelunca levantou se da cadeira e disse estendendo a mão ao padre: __Meu nome é Jeremias senhor padre, o outro quando não tinha jeito de fugir. E era o pai da moça Angélica que vinha pegar os donativos, pôr isso que estranhei a sua presença, mas pode me dizer a quantia que precisa que já farei o cheque.

__Eu agradeço senhor Jeremias, mas no momento não quero e nem estou precisando do seu dinheiro, mas preciso de algo ate mais precioso que dinheiro padre eu não o conhecia e nem sempre eu dava ajutório, mas.

__Então o senhor me fale seu padre.

__Eu queria que o senhor me cedesse o espaço de no ínimo meia hora, à noite para que eu possa fazer

um sermão aqui dentro, se perceber que estão gostando eu talvez eu use uma hora, se achar que não estão gostando, eu talvez nem use as meia hora.

Jeremias pensou um pouco e respondeu: __ Seu padre licença eu dou, mas diga me que horas o senhor pretende fazer isso, e eu tentarei criar um crisma mais ameno para o evento, como proibir as mulheres de sair no palco, tirar alguns bêbados e marginais do recinto.

__Nada disso! Senhor Jeremias, eu. Os quero sua permissão, porque o ambiente não poderia ser melhor, um padre deve converter os perdidos, porque os salvos não precisão nem ir a Igreja, e como os meus fieis não estão indo à Igreja eu estou querendo ir onde eles estão, e ai eu descobri que eles estão todos aqui, e é pôr isso que eu estou aqui.

Ai padre Humberto retornou a sua Igreja: Às dezoito horas mais ou menos a casa noturna estava cheia, quase não cabia mais ninguém lá dentro, o velho piano toucava suas notas desafinadas, um cantor de terceira categoria, cantava uma melodia, uma sanfona e um violão e um padeiro, tentavam acompanhar, três mulheres quase nuas dançavam, na borda do palco, quatro gorilas davam a proteção para não deixar os mais exaltados avançar sobre as mulheres, E foi nesse horário em que o padre dirigiu se para a casa noturna com sua batina e parâmetro sarcedotais.

A presença do padre de batina parado na porta do bar fez com que a musica parasse de toucar, os clientes que estavam dançando pararam, e se repartiram, se em dois lados e ficaram se acotovelando ali, Humberto foi entrando, pelo amplo corredor humano bem devagar, no recinto havia um silencio sepulcral, Jeremias que havia ate esquecido do vigário pensou que estivesse havido alguma briga, pois estava acostumado a isso, e saiu no corredor, parando na guarda protetora, ai viu o padre caminhando em direção ao palco, seus urogotángo que faziam a segurança do recinto, ficou sem saber que providencia devia tomar num caso inédito desses e ao olhar para o patrão e este fez lhe um sinal, todos ficaram imóveis permitindo a passagem do padre.

À medida que o padre ia passando o corredor ia se fechando atrás do padre, quando ele começava a subir as escadas que levariam ao palco, um homem bem embriagado disse em vós alta, __O senhor também vai tirar as roupas seu padre, cruis credo deve ser feio padre pelado.

Humberto não se importou com o comentário, e continuou a subir, lá em cima tinha quatro moça, quase despida, três conseguiram fugir para as cortinas, a ultima se atrapalhou e o padre disse: __Calma mulher, fique a vontade, faça de conta que eu não estou aqui, Cristo abençoou Madalena, que era uma prostituta, e você só é uma dançarina, e o que eu vim falar aqui eu quero que todos ouçam você também.

Os garçons também pararam de trabalhar, e quatro homens mal encarados, trovejaram impropérios, em cima dos garçons.

__O! Garçom aonde esta nossas bebidas, nos viemos aqui para beber e não ouvir lorotas de padre se quisesse ouvir sermão de padre nós iríamos à Igreja.

Humberto respondeu na mesma hora aos homens. __Isso mesmo garçons, não parem de servi-lo, os cidadões, porque eu não vim aqui para roubar o prazer dos senhores, e nem para tirar o lucro do senhor

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 13/04/2015
Código do texto: T5205363
Classificação de conteúdo: seguro