752-DIA 13, SEXTA FEIRA-O fim da Ordem dos Templários?

Há uma curiosa explicação para a crença de que uma sexta feira 13 é dia de azar.

Explicação histórica.

Ao final do século 12, ou seja, lá pelos anos de 1290, a Ordem dos Templários estava em decadência. Fundada em 1118, tornou-se, nos quase duzentos anos que se seguiram, a maior organização militar-religiosa do mundo. Acumulou uma riqueza impossível de ser calculada, sob a forma de tesouros, joias, artefatos preciosos e raros, dinheiro em todas as moedas que circulavam na época, posse de extensas propriedades urbanas e rurais, castelos e mosteiros espalhados por toda a Europa, dinheiro, navios e o que mais pudesse representar valor. A Ordem era credora de imensas fortunas contraídas como empréstimos. Reis, comerciantes, homens importantes, e até mesmo o Papa, deviam aos Templários.

Através desses empréstimos, exercia enorme poder sobre os governos dos países europeus. A situação era incômoda para os grandes devedores que imaginavam um meio de se livrar das obrigações.

O Rei da França Felipe VI (conhecido na ocasião como Felipe o Belo) era um dos mais endividados com a Ordem. Não tinha como pagar senão armando um golpe contra a Ordem.

Foi o que fez. Patrocinou a ascensão do Arcebispo Beltrão de Got ao papado, que assumiu como Clemente V, em 1305. Em troca, o Papa irá apoiá-lo no golpe contra os Templários.

Em 20 de setembro de 1307 o Rei Felipe VI enviou mensagens lacradas a todos os Senescais — magistrados judiciais nomeados pelo rei — do reino da França com ordem de somente fossem abertas na noite de quinta feira, dia 12 de outubro.

Quando as mensagens foram abertas, simultaneamente, a ordem expressa do rei resumia-se no seguinte:

“Os Templários são acusados de graves heresias e crimes”.

Palavras vagas, mas suficientes para que, na madrugada do dia 13, sexta feira, outubro de l307, todos os templários no reino da França fossem aprisionados e postos a ferros nas prisões e masmorras do reino. O Grão Mestre da Ordem, Jcques DeMolay e outros cinco mil cavaleiros foram encarcerados pelos soldados do rei Felipe, o Belo.

Outra data trágica, relacionada com o fim dos templários, seguiu-se à fatídica sexta-feira 13.

Em 18 de março de 1314 Jacques DeMolay foi queimado vivo em praça pública.

Enfim, o que ficou de mais marcante dessa trágica história é a superstição de azar que cerca toda sexta-feira 13.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 11 de outubro de 2012

Conto # 752 da Série 1OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 10/04/2015
Código do texto: T5202011
Classificação de conteúdo: seguro