Um Conto Que Pretende Ser Moderno, Mas Que Até Ser Editado, Pode Estar Ultrapassado


- Doutor Daunlôade, que prazer vê-lo! O que o fez baixar até minha modesta fazenda?
- Coronel Fairefoques, é também para mim um prazer vê-lo bem e cheio de saúde. Aproveitei ter vindo aqui perto para lhe deixar a conta do tratamento de seu gado. Está tudo especificado aqui, direitinho. Foi meu auxiliar, o Equissel, quem elaborou esta planilha. Veja só: carrapaticida importado aplicado em Agadê 80, sua vaca premiada, em Incerti e Peigeap, as novilhas, o curativo da ferida do Biugueites, seu burro de estimação, inteligentíssimo por sinal, e a cura da sarna de Peigedaun. Coisa de pouca monta, somando tudo.
- Vamos, doutor Daunlôade, acabe de entrar e abanque-se. Logo o Béquispeice nos trará um cafezinho. Ou o senhor prefere uma printiscrim? Essa bebida tá fazendo o maior sucesso.
- Obrigado, coronel. Estou em horário de trabalho. Não dá pra beber nada forte. E a filharada, como está?
- Graças a Deus, tudo em ordem. Capisloque tá tirando o mestrado em macro e micro economia. Está no último ano, graças a Deus. O senhor sabe como aquele menino é caprichoso com as coisas grandes e pequenas. Tem sempre o maior cuidado com tudo. Há horas em que a gente precisa dar um toque nele para parar de querer fazer tudo grande.
- E Delete Cristina, aquele encanto de mocinha, como vai ela ?
- Essa menina eu mandei estudar ballet na França. O senhor sabe que ela é a delicadeza em pessoa. Vive perdoando todo mundo, esquecendo os erros dos outros, corrigindo as falhas sem que a pessoa perceba. Um coração de ouro.
- E o pessoal da fazenda, todo mundo nos conformes?
- E não? Qualquer coisa eu solto meu caçula neles, e o Alticontroldéu finaliza a tarefa e faz a turma começar tudo de novo. Eu pus a filharada no mundo pra fazer essa fazenda andar pra frente, doutor.
- E a turma do MST, não tem incomodado o senhor?
- Até que eles tentaram, mas quando eles viram o tamanho do meu segurança, caíram fora. O senhor chegou a conhecer o Mozila? Ele apanhou de um gringo quando lutava boxe, mas aqui, para os nossos padrões, é bem forte. Só não pode é levar porrada em certa parte do rosto. Daí pra baixo é uma rocha.
- Dona Memóriarram, como vai ela?
- Graças a Deus, muito bem. A patroa é firme. Tem uma saúde de ferro, fisicamente, mas de vez em quando tem que consultar o doutor Apigreide por causa de se esquecer de algumas coisas. De vez em quando tenho que mandar um éfecinco nela pra ela se apressar e acabar o que começou a fazer, mas de resto, tudo em ordem com ela.
- E seu sobrinho, o Imeiul, como vai ele?
- Esse não tem sossego, coitado. É um tal de ir daqui pra lá, de lá pra cá que não acaba nunca. Outro dia mesmo ele vinha pra cá, mas parece que deu um meilerdeimon qualquer nele e não chegou até aqui. A última notícia que tive dele é que havia engravidado a noiva, aquela uvinha chamada Internete Maria. Conhece, doutor?
- Acho que sim. Não é da família Equisplórer?
- Ligada a eles, sim.
- Sua esposa está? Ainda não a vi.
- Saiu. Estava morrendo de saudades dos nets e eles adoram a avó. Foi vê-los.
- Bem, coronel, já estou indo que o dever me chama...
- Por falar em dever, doutor Daunloâde, logo mais eu faço a transferência bancária. Qual é o seu cepeéfe?
- Prefiro levar em grana, coronel. Sabe como é a tal cepemeéfe...
- Maior atraso de vida. Esse país não muda...Entra século sai século, a mesma merda. Peraí, doutor, o senhor que é um homem estudado, leia pra mim essa mensagem da minha filha. Não entendi nada.
O doutor pegou o papel e traduziu em segundos:
- Papai, estou morrendo de saudades. Te amo muito. Beijos e abraços de Delete Cristina.
- Quem diria ! Pra mim está escrito: “Ppi, etu mor. sddes. Bjs. abs. Delcris.” Bem, alguma coisa mudou e eu não acompanhei....
Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 08/06/2007
Reeditado em 22/07/2007
Código do texto: T518778
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.