VII Padre Umberto
Capitulo VII
cidade, no quarto do padre entrava pêlos furos e vão das cortinas réstias da luz solares amareladas quando o som da campainha acordou o padre, era o Dr. Oscar o delegado que acionava.
O padre saiu à janela, fez sinal que já ia atender, e lavou o rosto vestiu sua batina, foi ate a porta, abriu e o Dr. Oscar lhe esticou a mão e disse; __Eu sou Oscar o delegado de Riacho Seco boa tarde.
O padre apertou lhe a mão do gorducho delegado e brincalhão disse; __Pelo que me consta eu não cometi nenhum falta Dr. Delegado, meu nome é Humberto, fui designado para ser o pároco desta cidade.
__Não! Padre Humberto, o senhor não cometeu nenhum crime, se o tivesse feito eu não estenderia minha mão, e nem o cumprimentaria, mas sim exibia minha credencias.
O padre convidou o delegado para entrar, ele o fez e sentaram nas poltronas das salas de estar, e foi Humberto que quebrou o gelo e disse: __A que devo essa honra de sua visita Dr.
___Bem padre! O senhor chegou meio de surpresa e nos não tivemos tempo de lhe preparar uma boa recepção, para lhe dar as boas vindas, o nosso ilustríssimo prefeito, fica mais na sua fazenda, que na cidade, e por isso eu o represento aqui, sou o prefeito o Juiz e também o delegado. E a esse respeito, da sua recepção nos, noz reuniremos amanhã para lhe oferecermos algo, a segunda é para lhe dar um aviso, o seu ante censor, morreu porque começou a se meter em assunto que estavam fora da sua Igreja, e era uma pedra em meu caminho.
Padre Humberto pensou um pouco, e com um sorriso no rosto perguntou? ___Dr. pelo jeito que me fala quero acreditar que não foi o senhor que despachou o pobre coitado.
Claro que não senhor padre, eu sou uma autoridade, se matar alguém tem que ser no comprimento do dever.
Humberto o contra atacou: ___Bem Dr. quanto ao concelho eu como padre nem preciso, mas lhe comunico que fui muito bem formado e saberei cuidar de minha Igreja, e do meu rebanho, e agora lhe pergunto! Dr. já prendeu o assassino do padre, e se ainda não o fez eu exijo que o faça, porque se o padre Gregório era uma pedra em seu caminho, eu darei continuidade só, que serei a pedra dentro do seu sapato. __O senhor esta me ameaçando padre.
__Não Dr..! Estou lhe respondendo com a mesma indelicadeza que me fez, com a minha brincadeira quando aqui chegou, o senhor veio a minha casa e me agrediu não posso deixa ló sair sem o devido troco, e para seu controle acabei de chegar, não conheço ninguém, e pôr isso não tenho rabo preso. E tenho a plena certeza, que nunca vou ter o meu rabo na mão de quem, quer que seja.
__O senhor quer dizer que eu tenho o rabo preso, senhor padre.
__E o senhor quem esta dizendo, e como delegado eu te respeito muito, mas não esqueça que eu também sou uma autoridade, e também exijo respeito: Quanto à recepção eu agradeço muito, mas não precisa se incomodar, amanhã mesmo, eu vou divulgar pelo jornal e radio da minha chegada e dos programas da Igreja, muito obrigado pela visita e passar bem doutor.
O delegado percebeu que estava sendo convidado a se retirar levantou-se e foi embora.
O padre voltou ao seu quarto, e não pensou mais no episódio, já o mesmo não aconteceu com o delegado, que ao entrar na delegacia e se encontrar com sua equipe comentou. ___Esse padreco é pior que o outro.
Um dos investigadores resmungou. __Padre são todos iguais é só dar um pouco de dinheiro, eles ficam mansinhos e fazem tudo o que queremos.
___Esse ai é diferente Geraldo, é muito novo e muito impetuoso.
À noite padre Humberto jantou no restaurante, voltou ao seu quarto assistiu um pouco de televisão, e dormiu, no dia seguinte ele levantou-se bem cedo, abriu a Igreja, mas quase ninguém veio, apareceu umas duas ou três senhoras, mais a moça Angélica e as senhoras vieram mais pôr curiosidade.
Humberto não iria rezar missa só para quatro pessoas, e resolveu convidar as mulheres, para as sacristias, para fazerem uma reunião.
As três mulheres assustaram se, com o convite do padre relutaram um pouco. Mas no segundo convite e como era feito paras as quatros, elas foram, ai que o padre Humberto ficou sabendo, que o seu antecessor, só convidava uma e era sempre a mesma, e nunca era feia ou velha e elas aceitaram ir para a sacristia, porque eram três mais a Angélica a porta da sacristia estava aberta e elas eram consideradas Feias: O padre ouvindo isso delas mesma respondeu.
__Senhoras desculpe-me, mas eu estou convidando-a e sempre os farei para uma reunião, a porta da sacristia sempre estará aberta, podem adentrar e sair quando quiserem, isto aqui é casa de Deus, a sacristia é contíguo ao entrarem aqui não precisão de minha