3ª capitulo Padre Umberto

frente do escritório do Bispo, isso era pôr volta de umas nove e meia horas, não mais tardar.

A moça que auxiliava o Bispo o acomodou em uma cadeira, e foi avisar o chefe da Igreja, que o jovem padre já chegara.

Ele aguardou um pouco, e Dom Gabriel entrou pôr uma porta lateral, se cumprimentaram, e um sentou se na frente do outro, e o Bispo lhe disse: ___Meu filho Humberto, eu tenho uma missão pesada para você: Não é punição, porque nada fez para merecer ser punido, mas preciso de um sacerdote de fibra, para este encargo, e entre todos que se formaram na sua turma, você tem mais fibra, e posse financeira e estou precisando de um que não precise de dinheiro, eu não corro o risco de ver um discípulo do meu seminário com as mãos molhadas, apesar de que acredito que nenhum dos meus seminaristas ordenado, seja corrupto, mas carências de dinheiro às vezes falam mais altos.

Para onde eu estou lhe mandando, só obedece a duas leis, a do dinheiro e da força,

Primeiro eles tentam com dinheiro, depois se o padre se nega, eles ameaçam, e chegam a cumprir as ameaças, e pôr isso eu os deixo livre para recusa-lo se quiser, mas olhando o currículo de todos os formados, o seu foi o que mais que se encaixou.

Para mandar um padre mais velho, eu teria que mexer em minhas paróquias, pois não gosto de mexer em time que esta ganhando meu filho.

Que é isso Dom Gabriel, eu quando entrei para o seminário o fiz pôr vocação e depois de ordenado padre, nunca pensei em escolher lugar, sou uma pena ao vento. Assopre-me e serei feliz onde cair: E já me sinto orgulhoso só de ouvir suas palavras, e de ser eu o escolhido para tal missão.

__È meu filho! Não fique tão empolgado assim, estou lhe mandando para terra de ninguém.

__Ótimo Dom Gabriel, e essa resposta vieram com um largo sorriso, se é terra de ninguém que seja minha então  Disse sorrindo o jovem padre.

Mas o Bispo se manteve serio e concluiu. __Vou lhe mandar para a cidadezinha de Riacho Seco, esse nome foi dado porque o único rio que corta a cidade. Uma parte do ano ele seca. E o que corre é esgoto a céu aberto. As pessoas que ali vivem uns são ricos demais. E outros pobres demais.

__Mas essa classe de gente tem em todos os lugares Dom Gabriel falou Humberto. __Eu sei meu filho, mas em Riacho Seco é diferente, o rico vivem e os pobres são escravizados e o padre que você vai substituir defendia os pobres, e pôr isso foi assassinado, esse e o relatório que tenho dele aqui comigo.

__Ótimo Dom Gabriel, obrigado pelo alerta vou ficar vigilante, e tentar ficar vivo, mas gostei que me escolhesse, porque se fosse para um lugar maravilhoso, eu nada teria para fazer, e minha vida ficaria muito monótama. __Então meu filho você tem quinze dias para se apresentar às autoridades de lá, e assumir sua paróquia: Ai o Bispo se levantou de sua poltrona e se achegou de um mapa pendurado na parede, Humberto acompanhou, e viu que no mapa estava com bastante alfinete, com cabeça verde, e uma era amarela, destacando bem das demais e o Bispo disse: sua cidade é esta aqui meu filho, e apontou para a amarela e de fato ali estava escrito Riacho Seco, mas era só um pontinho preto no mapa feito com a ponta de um lápis.

Humberto pegou os papeis de sua transferência, e despedindo do Bispo e da secretaria ele saiu, entrou em seu carro e partiu.

O Bispo virou-se para sua secretaria e falou envie um telegrama para a cidade de Riacho Seco, avisando as autoridades, que de hoje há quinze dias, um outro padre estará chegando, para substituir o falecido.

O telegrama chegou, o telegrafista recebeu, como não tinha ninguém que o auxiliasse na entrega das correspondências, ele mesmo fechou a porta, e se pôs a entregar, deveria fazer ao prefeito, mas o mesmo ficava mais em sua fazenda, que na cidade, ele resolveu levar na casa do presidente da câmara, que também não estava lá, e ai não teve outro remédio, se não levar a delegacia, e foi o que fez, entregou o telegrama para o Dr. delegado.

O delegado pegou o telegrama e enquanto procurava os óculos para ler, os perguntou ao telegrafista. __È boa ou má noticia, que esta chegando.

__Não sei Dr.eu escrevi, mas não li, é crime ler correspondência dos outros.

E o delegado pensou, não é possível, ele escreve e não lê, mas pondo os óculos, ele leu e em vos alta, e concluiu, chega um novo padre para a cidade, espero que não seja bisbilhoteiro e mulherengo como o outro.

E o telegrafista respondeu: __Que é isso Dr. delegado, o finado padre era um santo.

O delegado olhou de soslaio e disse: __Era santo mesmo, morreu e deixou um monte de filho na cidade, e não vou me assustar em descobrir que o seu assassino, não foi um pai ou marido que esse padre andava lhe pondo um par de chifres e pôs dois dedos na testa simulando um par de chifres.

__Credo em cruiz Dr. isso é blasfêmia; e fazendo o sinal da crus o telegrafista retornou para o seu serviço.

Humberto saiu do escritório do Bispo, e foi procurar seu pai no escritório da companhia, a secretaria

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 11/02/2015
Código do texto: T5133455
Classificação de conteúdo: seguro