Estórias sob a luz da lua

Foi em uma noite de lua cheia num lugar no passado (no passado de Maria).Havia uma lua linda e loira brilhando no céu.Sua palidez ...sua soberania,sua altivez.Era loira!Branca. (ou seria amarela?) Maria jamais havia visto uma lua como aquela. Logo que surgiu no firmamento, Foi logo iluminando tudo. Escandalosa. Não tinha pretensão alguma de passar despercebida. Chegara para iluminar e era isso o que mais sabia fazer.

Antigamente, quando era noite de lua cheia as famílias se reuniam na varanda para contar estórias. Sempre quem iniciava era uma tia ou avô, pois eles normalmente tinham vivido mais e visualizado mais “coisas” durante a vida deles.

Os mais velhos sentavam-se em uma cadeira com assento feito de palha(eram confortáveis), as crianças sentavam-se no chão ao redor do mais velho, e iniciava-se a estória....Sempre eram estórias de assombração.As crianças adoravam ouvir aquelas histórias,não tinham televisão, então o programa mais preferido e esperado era a chegada da lua cheia.Dentro das casas havia apenas a luz”quase” bruxuleante da lamparina de querosene.Em algumas casas já havia o lampião a gás,mas eram poucos que o tinham.

Naquele dia a estória foi contada pelo avô:

.....”A mula sem cabeça é uma mula, que solta fogo pelo pescoço, de onde tinha que sair a cabeça dela sai um monte de fogo...Sai aqueles fogos bem “altão” que, vai queimando “tudim” que tem pela frente as ferraduras que são di prata ou di aço são marrom ou preta...

-Vô porque existe essa tal de mula sem cabeça?

-Dizem que a mulher que “namorá” um padre é transformada nesse bicho e o encantamento somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, Ai vai aparecer uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.

De repente, um cavalo surgiu correndo em disparada.As crianças levantaram correndo assustadas,com medo.

-O que está acontecendo?

-Apareceu uns morcegos no curral e assustou os animais.Foi só isso.

Só isso?Naquela noite as camas dos pais ficaram repletas de crianças.Ninguém conseguiu dormir sozinho