586 - AUTILETE - CARTAZ FOTOGRAFADO - Crônica

Cenas do Cotidiano – CDC – 3º. Da série

O bairro onde resido está infestado de pequenas confecções de roupas femininas. As casas são reformadas e transformadas em vistosas lojas, com anteparos de acrílico na frente e as garagens virando vitrines com manequins modernos ou modernosos.

Defronte minha casa, na Rua Cuiabá, uma confecção se instalou,nos moldes do descrito acima, e a vitrina é refeita semanalmente, exibindo os últimos modelos fabricados e ostentando a marca da loja.

As liquidações, promoções e vendas especiais acontecem periodicamente. Só que não são simples liquidações, são SALES. Os refugos, os saldos, as peças encalhadas são “pontas de estoque” ou melhor, OUTLETS. Descontos são anunciados como OFF seguido do percentual de abatimento.

Os termos de língua inglesa estão por toda parte. E escritos em faixas ou nos vidros da vitrine, nem sempre grafados corretamente. Até algumas palavras do idioma português são avacalhadas: já vi escrito peças sem cedilha no "c" e um pequeno cartaz anunciando que a loja estava aberta, no estilo americano: OPEM (sim, com "m” no final).

Mas bateu todos os recordes de ignorância ou desleixo o cartaz afixado na vitrina da loja defronte minha casa:

AUTILETE

TODAS AS PEÇAS

POR R$ 30,00

Fiquei duplamente surpreso: que audácia o aportuguesamento da palavra Outlet ! E “todas as peças por trinta reais” é mesmo uma liquidação relâmpago. O primeiro cliente com R$30,00 compra todo o estoque...

Enquanto Enny fotografava o cartaz, uma cliente entrou na confecção e cinco minutos depois, os dizeres do cartaz já eram outros:

OUTLET

PREÇO MÁXIMO

R$ 30,00

Este cartaz não precisou ser fotografado...

<>

ANTONIO ROQUE GOBBO

Crônica/conto # 586 da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS

Belo Horizonte, 5 de janeiro de 2010

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 18/12/2014
Código do texto: T5073602
Classificação de conteúdo: seguro