O HOMEM QUE DESAFIOU O MUNDO.

O HOMEM QUE DESAFIOU O MUNDO.

Conto

Por Honorato Ribeiro.

Naquele tempo, que não havia o recurso que temos hoje, principalmente a nossa medicina, quem tinha lepra era isolado de tudo e de todos. Cegos de nascença, aleijados, coxos, não eram vistos como pessoa humana. A fome, a miséria, a pobreza eram enormes, naquele tempo. As viúvas que herdava uma faixa de terra, muitas delas acabavam vendendo para pagar imposto. Havia muitas viúvas que eram abandonadas a esmo e pediam esmolas para não morrer de fome. Não havia emprego como em nossos dias atuais; muitos viviam da pequena terra, outros da pesca, outros sendo tecelões. O número de escravos era enorme. A maioria era analfabeta, pois a escola era para quem possuísse uma boa economia. Muitas das mulheres se prostituíam por serem desvalorizadas. Não tinham espaço na sociedade e eram vistas como frívolas e não poderia ser aceitas como testemunhas de qualquer crime. Mas apareceu um homem da zona rural, trabalhador, de mãos calosas, vestia-se humildemente, mas tinha uma sabedoria acima de qualquer doutor da lei. Os reis romanos foram atraídos para verem e ouvirem os seus discursos desafiadores. O maior desafio dele foi dar valor as mulheres prostitutas, os ébrios, os excluídos, os famintos, os doentes, os abandonados e as viúvas. Os doutores e religiosos ficaram cheios de ciúmes, pois multidões seguiam e exaltavam, porque ele se tornou um defensor dos que sofriam a exclusão social, política e religiosa. A sua fama se espalhou por todas as regiões até o império romano temeu com a notícia de um simples homem da zona rural. Seus discursos eram na defesa dos humildes e pobres de espírito. E prometia a todos um Reino onde todos seriam felizes. Seu poder maior era desafiar a morte, pois, as doenças incuráveis, somente com uma simples palavra dele, ficavam são. Levitou-se sobre as águas do mar e o maior desafio foi matar a própria morte ao morrer, apareceu vivo e comeu com seus amigos. Deixou para todos como viver plenamente aqui, e gozar após a partida desse solo. Mas, até hoje, o desafio continua, pois viver como ele viveu, amar como ele amou, valorizar o ser humano como ele valorizou, é verdadeiramente um grande desafio para humanidade de hoje. Eis o Homem que desafiou o mundo. Todos falam o seu nome, mas poucos vivem o que ele ensinou.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 09/12/2014
Código do texto: T5063287
Classificação de conteúdo: seguro