Deus e a Ciência
Um dia um professor universitário na Alemanha desafiou seus alunos com esta pergunta: DEUS CRIOU TUDO QUE EXISTE? Um aluno respondeu: Sim, Ele fez. Deus criou tudo? Perguntou o professor novamente. Sim, senhor, respondeu o jovem.
Então o professor respondeu: Se Deus criou tudo, então ele fez o mal, pois o mal existe, e partindo desse preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos então Deus é mau. O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor feliz se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse: Posso Fazer uma pergunta? Lógico, foi à resposta do professor. O jovem ficou de pé e perguntou: PROFESSOR, O FRIO EXISTE? Que pergunta é essa? É claro que o frio existe, ou por acaso você nunca sentiu frio? O rapaz responde: De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio na realidade é a ausência de calor, todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. (...) E A ESCURIDÃO EXISTE? Continuou o estudante. Existe sim, afirmou o professor. O estudante respondeu: Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode- se estudar a escuridão não. (...) Como pode saber quão escuro está um determinado espaço? (...) Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para escrever quando não há a luz presente. Finalmente, o jovem perguntou ao professor: SENHOR, O MAL EXISTE? O professor respondeu: claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes, violência no mundo todo, essas coisa são do mal. Ao que o estudante respondeu: O mal não existe senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência de Deus, é o mesmo o dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. (...) O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.(...) Então o professor, depois de balançar a cabeça. Ficou calado. O Diretor acompanhando o debate perguntou ao aluno: Como se chama jovem? O aluno respondeu: ALBERT EINSTEIN, senhor.