Falso falsete?

Tõe da Chica! De pedreiro de mão-cheia converteu-se no mestre-de-obras de reputação e meia. Homem da periferia, foi-se tornando concêntrico à medida que subia. E bem se comprazia do bem que a fama lhe fazia.

Com a agenda repleta, começou a descartar obras menores e a trabalhar somente para uma freguesia seleta de doutores e outros nem tão doutos, mas opulentos senhores.

Ocupadíssimo, de obra em obra ambulava e ordenava na febril gesticulação - senão a rapaziada se deprava, pressentia, com aquela sua cara brava. E pouco falava, pois a sua voz, por circunstância atroz - diziam ar-de-estupor - mantivera-se sempre fina, sujeita à alheia mofina.

Mas ai daquele seu subordinado que ousasse contestar, ou mesmo palpite dar, quando lançado o recado - ou sentença, se assim pensa, o

condenado. O mestre era uma pilha, e nunca estava para brincadeiras.

Nem mesmo naquele dia, em que um jovem servente, cheio de boa vontade, mas sem maldade, quiçá só cabeça quente, ensaiou responder-lhe, num mesmo tom - com a voz bem fininha - que havia,

sim, feito a massa mista na medida exata, ainda que se esquecido de lhe adicionar a parte da cal...

Mas não chegou a concluir sua escusa o pobre servente, ser malvivente, corrido que foi, de enxada em punho pelo furioso Tõe da Chica que o acusava de o estar remedando, caçoando de sua voz.

Até que que veio, salvadora e tempestiva explicação - antes da demissão - pela turma de trabalhava na construção: Num faz isso patrão, ele fala é assim mesmo!

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 06/11/2014
Código do texto: T5025219
Classificação de conteúdo: seguro