A AVENCA E O OLHO GORDO
A AVENCA E O OLHO GORDO
A avenca é uma planta linda e Maricota sempre quis ter uma, mas moradora de Belo Horizonte e sempre com pouco dinheiro, ela só queria, mas sabia que querer não é poder; Maricota gostava de passar em frente a uma loja de flores no bairro onde morava e ficava parada admirando a inacessível e linda avenca, os dias passavam e Maricota ali sonhando com um vaso cheio de avenca.
Um vez a cada ano ela fazia uma visita a seus parentes e amigos em sua terra natal, a modesta Vila de Santos Anjos, era uma grande alegria passar quinze dias descansando, comendo as coisas gostosas da roça e dormindo cedo e acordando de manhã com o alegre canto dos pássaros; durante o dia ela visitava os parentes e uma amiga especial, que era sua apreciada comadre Santa.
Na casa de sua comadre Santa, ela via todas as vezes que a visitava, vários vasos lindos da planta de seus sonhos, a desejada avenca, mas não tinha coragem de pedir um vaso ou mesmo uma pequena muda a amiga e assim se passaram alguns anos e Maricota sempre desejando um vaso de avenca, mas sua prima Adélia descobriu seu desejo e contou a historia para a comadre Santa.
No ano seguinte Maricota voltou a Vila dos Anjos e foi visitar sua comadre e recebeu de presente o sonhado vaso de avenca, era o maior e mais lindo vaso que ela já tinha visto e chorou de emoção abraçada a amiga e quando voltou para sua casa, coloco a preciosa planta em cima da mesa da sala, porque avenca é uma planta delicada, que não sobrevive no sol e as visitas se encantavam com ela.
A alegria de Maricota durou pouco, porque recebeu a visita de sua amiga Guiomar, que ficou admirada com a beleza da planta e pediu uma muda, mas como não era época de plantio, Maricota negou, mas prometeu que na ocasião própria ela daria; Guiomar insistiu mais um pouco e foi embora, parecia que o assunto estava encerrado, mas Maricota não podia imaginar o que ia acontecer.
Na manhã seguinte Juca, o marido de Maricota se levantou cedo e chegando na sala, gritou assustado: corre aqui Maricota, a mulher atendeu e quase morreu quando chegou a sala e encontrou sua linda avenca transformada em um monte de cinzas, até as raízes estavam queimadas, ela começou a chorar sem entender o que tinha acontecido e por alguns dias o mistério permaneceu.
Até a prima Célia chegar e ao ser informada do acontecido,. ela disse: a Guiomar veio aqui? E quando confirmaram, ela completou: está explicado, ela tem olho ruim ou gordo e quando ela olha alguma coisa e gosta, é desastre com certeza; Maricota cortou relações com Guiomar, mas nunca se recuperou do acidente com sua linda avenca. Olho ruim ou olho gordo, será?
Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}
Nepomuceno Minas Gerais Brasil