MÉDICO OU CHARLATÃO ?

MÉDICO OU CHARLATÃO ?

A pessoa que sofria ataques de asma alguns anos atrás, tinha pavor da doença, porque a asfixia é pior do que qualquer tipo de dor; para aliviar uma forte dor já existiam analgésicos, chás, massagens, compressas quentes e muito mais, mas a dispnéia da asma era do lado do sem jeito, porque só existia uma injeção chamada Asmoganglina e era perigosa.

Quando o asmático tomava a tal injeção, se sentia péssimo: tremia e suava frio, mas a asfixia melhorava, mas só até o efeito da injeção acabar, ai começava tudo novamente e com medo do efeito da asmoganglina, os doentes aspiravam fumaça de uma erva chamada Mata-Carneiro colocada sobre brasas, tossiam e sentiam uma melhora pequena e passageira.

Quando as pessoas que usavam a tal injeção começaram a morrer de ataques cardíacos , sua fabricação foi proibida pelo governo e não restou outra opção de tratamento e o sofrimento dos asmáticos aumentou; na pequena cidade de Leão da Rocha, morava Maria Leonor que sofria fortes crises de asma, que duravam semanas e até meses, era um horror.

Desesperada com o sofrimento ela fazia tudo que lhe ensinavam, tomou azeite de mamona,chá de todo tipo de folhas e raízes e chegou a tomar chá de jasmim de cachorro{cocô de cães}, mas nada ajudava e a coitada experimentou de tudo e foi nessa ocasião que que alguém falou em um médico alemão recém chegado da Alemanha.

Ao ouvir falar sobre o tal médico, Maria Leonor resolveu ir até Belo Horizonte fazer uma consulta e o médico se chamava Peter Shinaider indicou uma pequena cirurgia inventada por ele e garantiu que depois da operação ela não voltaria a ter ataques de asma e mesmo aconselhada a não fazer, ela teimou e foi.

Como não existiam convênios de saúde naquela época, a esperançosa doente vendeu a casa onde morava para cobrir os altos custos da tal cirurgia; Maria Leonor voltou se julgando curada e foi morar com seu marido e filhos na casa de sua mãe, mas poucos dias depois da cirurgia a asma voltou pior do que antes, parecia que ela ia morrer.

Julio o marido de Maria Leonor, voltou a Belo Horizonte para falar com o doutor Peter Shinaider e o médico disse que era normal a doença voltar no inicio, mas que em pouco tempo ela estaria curada para sempre, mas o tempo passava e as crises se sucediam, pelo jeito a cirurgia era enganação e Julio voltou a Belo Horizonte.

Quando encontrou o alemão, ele disse: sua cirurgia não funcionou e eu vim buscar meu dinheiro de volta, mas o médico se recusou a devolver o dinheiro e foi ai que a coisa ficou feia, porque Julio derrubou o médico no chão e lhe deu uma enorme surra, dizendo: moço pra enganar um mineiro, um alemão só é pouco.

O doutor Peter Shinaider devolveu o dinheiro do zangado cidadão e voltou para a Alemanha de couro quente e bolso vazio; Maria Leonor nunca se recuperou, mas conseguiu comprar sua casa de volta e com as novas descobertas da medicina, ela conviveu com sua asma por muitos anos pacificamente, sarar para valer ela nunca sarou.

Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}

Nepomuceno Minas Gerais Brasil

Vó Fia
Enviado por Vó Fia em 10/10/2014
Código do texto: T4994398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.