DESCONVITE
DESCONVITE
Quando as pessoas marcam data para se casarem, a correria começa, porque uma cerimônia de casamento envolve a família toda em uma maratona de providencias e por isso as vezes acontecem os desencontros e mal entendidos e o que seria só motivo de alegria, se transforma em desentendimentos leves e até em brigas e inimizades.
E foi o que aconteceu nos preparativos para o casamento de Elialba com Cesário; os preparativos começaram normalmente com a data marcada no cartório e na igreja, o bufê foi encomendado, flores em abundancia também, as damas de honra e os pajens foram escolhidos, e as costureiras da cidade de Santa Maria do Alegre se encheram de encomendas.
Parecia que aquele casamento seria um sucesso e que tudo transcorreria na mais perfeita paz, mas as coisas começaram a se desequilibrar com a encomenda do vestido da noiva, porque as costureiras do lugar disputavam a honra de confeccionar o traje mais importante do evento e a noiva não sabia como resolver a difícil situação.
Como a madrinha de batismo de Elialba morava na capital do estado, o assunto ficou resolvido quando ela se ofereceu para presentear a noiva afilhada com o disputado vestido, foi um alivio para a noiva e ficou resolvido o problema, sem ofender as costureiras da cidade, mas com tantas providencias a serem tomadas, se esqueceram dos padrinhos dos noivos.
Já bem perto da data marcada para a cerimônia, alguém se lembrou que os noivos não tinham padrinhos escolhidos e trataram de resolver o assunto, o noivo convidou dois amigos com suas esposas e pronto, mas a noiva era uma moça muito popular e ficou em duvida, com medo de ofender alguma amiga e resolveu deixar sua mãe fazer a escolha.
Dona Julieta a mãe da noiva, era meio confusa e convidou as madrinhas e seus maridos ou namorados, mas uma das convidadas era a única inimiga de Elialba e ela não concordou com a desastrada escolha e o jeito foi retirar o convite, mas o assunto se espalhou pela cidade e os comentários eram ofensivos e todos diziam: onde já se viu desconvidar uma madrinha.
As fofocas irritaram a desconvidada, que resolveu tomar satisfações com a noiva, mas a troca de palavras se transformou em agressão física e a noiva e a ex madrinha rolaram no meio da rua aos tapas e puxões de cabelos, foi um escândalo enorme, porque as famílias das duas combatentes se envolveram na briga e a rua se tornou um campo de batalha.
Terminada a briga varias pessoas dos dois lados estavam feridas, mas o casamento era no dia seguinte e não era possível adiar a cerimônia e o resultado foi uma noiva com um braço na tipóia, um olho roxo e o rosto cheio de arranhões; durante a recepção do enlace, os convidados cochichavam e diziam: viu no que dá convidar e desconvidar?
Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}
Nepomuceno Minas Gerais Brasil